PF e PMERJ prendem casal por caça ilegal no Parque Nacional da Tijuca

Geral

Rio de Janeiro/RJ. Na tarde desta quinta-feira, 2/10, a Polícia Federal e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro prenderam um casal em flagrante pela caça ilegal de macacos-prego no Parque Nacional da Tijuca. A abordagem foi realizada na região do Alto da Boa Vista, onde a dupla foi encontrada na posse de diversos apetrechos utilizados para caça.

A ação se mostrou extremamente eficiente, uma vez que os indivíduos ainda não haviam conseguido capturar qualquer animal no momento da abordagem – realizada por policiais militares –, evidenciando que a intervenção não apenas impediu a captura do primata, mas também constatou a prática do ato delituoso em flagrante.

O casal preso é o mesmo que havia sido flagrado em maio deste ano tentando fugir em um veículo com um filhote de macaco-prego dentro de uma bolsa, em clara situação de maus-tratos, também no Parque Nacional da Tijuca. Contudo, foi possível evitar a captura do animal, prevenindo seu sofrimento e consequentes danos à fauna silvestre.

A ação de hoje consiste em um trabalho conjunto desenvolvido pela Polícia Federal, o Comando de Polícia Ambiental da PMERJ (CPAM/PMERJ), o 6º Batalhão da PMERJ (Tijuca), o CIVITAS da Prefeitura do Rio de Janeiro e o Disque Denúncia, por meio da troca de informações de inteligência entre os envolvidos.

O casal preso foi formalmente autuado pelo crime de caça profissional dentro de unidade de conservação, além de ter seus telefones, apetrechos de caça e a motocicleta utilizada nas práticas criminosas apreendidos. Ambos os detidos foram encaminhados ao sistema prisional do estado, sendo solicitada pela autoridade policial competente a prisão preventiva em razão do histórico de reincidência.

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
scs.srrj@pf.gov.br
(21) 2203-4404

Fonte: Polícia Federal