A 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) termina nesta quarta-feira (1), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O evento reuniu cerca de 4 mil mulheres de todas as regiões do país para ampliar as políticas públicas para as mulheres.
A programação do último dia começa pelo painel “Processo de Construção da 5ª CNPM”, cujo objetivo é apresentar o conjunto de políticas públicas que foram discutidas pelas participantes, bem como o processo conferencial. Em seguida, terá início a Plenária final, com os debates em torno das propostas finais elaboradas durante toda a conferência. Também terá o lançamento de duas cartilhas: “Todas as mulheres – dignidade, cidadania e direitos humanos para travestis e mulheres trans” e “Mulheres nas ações climáticas”.
A Plenária Final da 5ª CNPM continua durante à tarde, com a sessão de votação. O encerramento contará com a assinatura de atos em parceria com outros órgãos e instituições, apresentações culturais e o festival “Democracia, Igualdade e Soberania”.
Confira a apresentação completa aqui
Durante os três dias do encontro, a 5ª CNPM contou com uma programação que valorizou a diversidade cultural, política e criativa das mulheres brasileiras, com Mostra de Economia Solidária e Criativa, exposição de produtos de mulheres de todo o país; espaço para lançamento de livros autorais; exposição de obras e artistas plásticas; e a Alameda “Mulheres na luta por democracia, igualdade e soberania”.
Sobre a 5ª CNPM
Realizada de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres é organizada pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM). Sob o lema “Mais direitos, mais democracia, mais igualdade”, o evento marca a retomada da principal instância de participação social para formulação de políticas públicas voltadas à igualdade de gênero. Saiba mais: gov.br/mulheres/5cnpm.
Atendimento exclusivo à imprensa:
Email: imprensa@mulheres.gov.br
Tel.: (61) 2027-3676 | (61) 98653-0020
Fonte: Ministério das Mulheres