A tarde desta segunda-feira (6) marcou um momento histórico para a população de Imperatriz, no Maranhão. Em uma cerimônia com a presença do presidente Lula e do ministro das Cidades, Jader Filho, foi entregue o Canto da Serra. O residencial tem 2.837 casas e vai beneficiar mais de 11 mil pessoas de baixa renda.
Foram quase 10 anos de espera. A construção passou por uma série de problemas desde sua contratação em 2012, mas com a recriação do Ministério das Cidades e do Minha Casa, Minha Vida, em 2023, a obra foi retomada e concluída.
“Sabemos a luta para chegar no dia de hoje”, disse o ministro Jader Filho. “Quando chegamos ao Ministério das Cidades, essas obras estavam paradas, essa obra que foi contratada em 2012 e, 13 anos depois o presidente Lula, vem para entregar ao povo de Imperatriz. Mas o sentimento de dever cumprido é tirar 2.837 famílias do aluguel, de morar de favor, em casa de parente. A partir de hoje vocês estão com o sonho da casa própria realizado. Ainda temos muito trabalho a ser feito, e vamos continuar as obras aqui.”
As casas, com 42,67 m² cada, foram construídas em sete etapas e contam com infraestrutura completa, incluindo rede de água, esgoto, pavimentação, energia elétrica, iluminação pública e drenagem. Próximo ao conjunto, os moradores também poderão utilizar escolas, unidade básica de saúde e outros serviços públicos já existentes, enquanto o governo estadual e o município iniciam a construção de novos equipamentos, como uma creche, uma escola em tempo integral, um CRAS e uma quadra poliesportiva.
O investimento no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida é de mais de R$ 358 milhões do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Do total de famílias atendidas, 1.619 são beneficiárias dos programas sociais, sendo 1.539 do Bolsa Família e 80 do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e vão ter a moradia totalmente subsidiada.
O presidente Lula apontou a dimensão do empreendimento e a necessidade de construir infraestrutura adequada. “Não estamos inaugurando um conjunto habitacional”, declarou. “Estamos inaugurando uma cidade com mais de 11 mil moradores. Mas não está acabado: nós precisamos ter consciência que não é só uma casa; precisamos de escolas, creches, quadras de esportes, postos de saúde.”
A futura moradora do Canto da Serra, Valdean Gomes Costa, de 51 anos expressou seu sentimento ao receber a casa própria. “É muita emoção isso estar saindo do sonho e se tornando realidade”, disse. “Sou mãe solteira, formei meu filho pelo FIES, e estou hoje muito feliz. São muitos anos de espera, mas agora vai se tornar realidade e não são só promessas; agora vamos receber a chave para nossa casa. Vamos morar eu, meu filho e minha neta na nossa primeira casa própria.”
A beneficiária do Bolsa Família, Aliete Gomes Barbosa Pereira, de 52 anos, também recebeu as chaves da sua casa no residencial. “É um grande sonho, desde 2013 a gente vem lutando, sonhando, sofrendo, tanto desgaste e hoje estamos aqui para concretizar esse sonho, não só meu, mas de muitos,” afirmou. “Agradeço primeiramente a Deus e depois ao nosso presidente Lula. Eu tenho certeza de que se não fosse ele na gestão hoje, não estaríamos recebendo a tão sonhada casa própria.”
A cerimônia contou com a presença do ministro do Esporte, André Fufuca, da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e do governador do Maranhão, Carlos Brandão. Também participaram o vice-governador Felipe Camarão, parlamentares federais e estaduais do Maranhão, o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, e representantes das famílias beneficiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida.
“O presidente Lula sempre lembra: casa própria não é favor, é direito do povo trabalhador. E é isso que estamos garantindo aqui hoje, com o Minha Casa, Minha Vida voltando a transformar vidas e cidades em todo o Brasil”, concluiu o ministro.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br
Fonte: Ministério das Cidades