O Metrô de Teresina está prestes a ganhar uma nova cara. Foi assinada a Ordem de Serviço que autoriza a 2ª etapa das obras de revitalização e modernização do sistema. O investimento total será de R$ 351,2 milhões, sendo R$ 237,9 milhões do Ministério das Cidades, via Orçamento Geral da União, e R$ 113,3 milhões de contrapartida estadual.
Inaugurado em novembro de 1990, o metrô de Teresina começou a operar com parte do projeto original incompleta, sem ligação com o centro, com poucas estações e material rodante limitado. Mais de 30 anos depois, o sistema enfim receberá os investimentos necessários para se aproximar da proposta inicial, voltada a garantir um transporte regular, pontual e acessível para a população.
- A nova Ordem de Serviço autorizou a 2ª etapa das obras do Metrô. Crédito: Governo do Piauí/Divulgação.
Qual é o foco desta nova etapa de obras?
Entre as principais intervenções estão a implantação de três novas estações – Piçarra, São João e Mafuá -, a requalificação das estações já existentes, e a duplicação da travessia sobre o Rio Poti, com uma nova ponte. Estão previstas ainda o rebaixamento da Avenida Higino Cunha, a construção de um viaduto ferroviário e a reurbanização do entorno de todas as estações, além da vedação completa da linha.
Também serão implantados o novo Galpão de Manutenção e Estacionamento do Metrô, um Centro de Controle Operacional (CCO) e os sistemas de telecomunicações, sinalização, controle e alimentação elétrica. A expectativa é que a conclusão das obras permita uma operação mais estável e eficiente, reduzindo custos e melhorando a qualidade do serviço oferecido aos usuários.
- Os novos veículos atenderão mais passageiros na capital Teresina. Crédito: Governo do Piauí/Divulgação.
Esta fase tem como meta modernizar toda a infraestrutura e os sistemas elétricos e operacionais, ampliando a capacidade da Linha Sudeste para até 48 mil passageiros por dia. A ideia é que o metrô funcione como o principal eixo da mobilidade urbana de Teresina.
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Fonte: Ministério das Cidades