A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Rede de Saúde Bucal, realiza nesta terça e quarta-feira, 7 e 8, o 2º Encontro Estadual de Saúde Bucal do Acre. O evento é realizado no Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco, em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre).
A programação inclui debates sobre a estruturação dos serviços, a implementação de novas ferramentas de gestão e a consolidação da Linha de Cuidado de Câncer de Boca, além de estimular a troca de experiências exitosas entre os municípios.
“Nós tivemos recentemente uma revisão da Política Nacional de Saúde Bucal, com aumento dos incentivos financeiros para implantação, custeio e manutenção dos serviços. Hoje, contamos com a presença do governo federal e do coordenador da área para capacitar nossos odontólogos e coordenadores municipais, inclusive do interior, para que possamos oferecer uma saúde bucal de qualidade e garantir um Brasil mais sorridente para todos os nossos pacientes”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal.

Outro ponto de destaque será o alinhamento das práticas às novas perspectivas de financiamento do Programa Brasil Sorridente, política pública que garante o acesso da população brasileira a serviços odontológicos de forma gratuita e universal pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O coordenador geral de saúde bucal do Ministério da Saúde, Édson Lucena, que também foi um dos palestrantes do primeiro dia, reforçou a importância da integração com estado e municípios. “O Brasil Sorridente é a Política Nacional de Saúde Bucal do governo federal, responsável por organizar as ações em todos os níveis de atenção. Isso inclui o atendimento nas unidades básicas, os Centros de Especialidades Odontológicas, como o que temos em Rio Branco, e em breve em Cruzeiro do Sul, e também o atendimento hospitalar, realizado à beira-leito ou em bloco cirúrgico. Essa integração garante dignidade e acesso de qualidade à população, fortalecendo o SUS e a saúde bucal em todo o país.”

A presidente da Fundhacre, Sóron Steiner, destacou o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde Bucal promovendo a capacitação de gestores e coordenadores. “É uma honra, enquanto Fundação Hospitalar, participar desse momento que vai contribuir para a construção de políticas públicas mais efetivas na área da saúde odontológica. O nosso Centro de Especialidades Odontológicas da Fundhacre já apresentou muitos avanços neste ano, e, com a parceria do Ministério da Saúde, certamente vamos evoluir ainda mais os serviços e ampliar as modalidades de atendimento oferecidas à nossa população.”
A iniciativa representa uma oportunidade de integrar as ações do governo federal com as políticas estaduais e municipais, fortalecendo a construção conjunta da saúde pública de forma tripartite. O objetivo é garantir que a população tenha acesso digno e de qualidade aos serviços odontológicos.
“É um momento importante de construção coletiva, em que pensamos ações que os municípios podem executar em benefício do usuário, promovendo melhoria do acesso e inclusão social, para que o Acre seja um estado cheio de sorrisos. No segundo encontro, também vamos apresentar as experiências exitosas dos nossos profissionais do SUS”, salientou Christiane Lopes, coordenadora estadual de Saúde Bucal.

A participação dos municípios no encontro reforça a importância da integração entre as diferentes esferas de gestão da saúde bucal no Acre. Profissionais de várias regiões do estado estão presentes para compartilhar experiências, apontar desafios e construir, de forma conjunta, caminhos para fortalecer os serviços oferecidos à população.
“É a primeira vez que participo do evento e, para mim, é essencial, pois conseguimos debater as dificuldades que os municípios vêm enfrentando e fortalecer a parceria entre município e Estado. Também temos a oportunidade de mostrar a nossa realidade local e buscar, juntos, soluções e melhorias que beneficiem tanto a gestão municipal quanto a população”, finalizou a coordenadora de Saúde Bucal de Sena Madureira, Samara Assef.