“A chegada da tecnologia em nosso território ajudou muita gente”, afirma liderança jovem indígena LGBT

Geral

Em Mato Grosso do Sul, no coração do território Guarani-Kaiowá, a transformação social chega acompanhada da tecnologia. Gualoy, de 20 anos, morador da aldeia Lagoa Rica, é uma liderança jovem indígena LGBT que usa a voz para defender os direitos humanos e a diversidade de sua comunidade.

“Meu sonho é ser jornalista”, conta o jovem que, em 2023, deu um passo importante ao se assumir publicamente LGBT durante o Acampamento Terra Livre (ATL), a maior mobilização nacional dos povos indígenas, realizada em Brasília.

Neste momento de celebração do mês do Orgulho LGBTQIA+, o Ministério das Comunicações reforça seu compromisso com políticas públicas afirmativas, destacando ações concretas que promovem inclusão, cidadania e transformação social por meio da tecnologia.

“Garantir acesso à tecnologia para todos, especialmente para comunidades indígenas e grupos LGBTQIA+, é fundamental para promover inclusão social, fortalecer lideranças e construir um país mais justo e plural. O Ministério das Comunicações está comprometido em levar cidadania digital a quem mais precisa”, disse o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

No início de 2025, o Ministério destinou 75 computadores recondicionados às aldeias Guarani-Kaiowá, integrando a ação interministerial do Programa Bem Viver+, que combate a violência e promove os direitos humanos das pessoas LGBTQIA+ em territórios do campo, das águas e das florestas.

“A chegada da tecnologia em nosso território ajudou muita gente, é uma ferramenta muito importante para todos nós”, afirma Gualoy, destacando como o acesso a esses equipamentos fortalece as lideranças indígenas e amplia as oportunidades para as comunidades.

O programa Computadores para Inclusão reaproveita máquinas descartadas por órgãos públicos, que são recondicionadas em Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). Nesses espaços, jovens em formação técnica ganham experiência prática enquanto produzem equipamentos que são doados a escolas, associações e comunidades em todo o país, ampliando o acesso à tecnologia e promovendo inclusão digital.

Com essa iniciativa, o Ministério das Comunicações reafirma seu papel na construção de um Brasil mais justo e inclusivo, onde a diversidade é respeitada e a tecnologia é um instrumento para fortalecer vozes e transformar realidades.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

Fonte: Ministério das Comunicações