São Paulo (SP) – “Falar em direito ao transporte é trabalhar pela participação de todo o setor da mobilidade em prol de maior sustentabilidade, acessibilidade e conforto para o cidadão”, afirmou o secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Andia, que esteve no Latam Mobility & Net Zero Brasil 2025. Com programação dedicada aos caminhos para uma mobilidade mais eficiente e sustentável, a feira reuniu autoridades públicas, especialistas e representantes do setor privado nesta quarta-feira (7), em São Paulo.
O Latam Mobility & Net Zero é considerado um dos principais espaços de diálogo sobre mobilidade na América Latina. O evento promove conexões e iniciativas concretas em busca da transformação do modo como pessoas e bens se deslocam nas cidades.
Em sua parada na capital paulista, a agenda abordou temas como inovação, integração modal, políticas públicas e soluções energéticas que contribuam para um futuro de baixa emissão de carbono. O secretário Denis Andia detalhou as estratégias que o Ministério das Cidades tem conduzido para a mobilidade brasileira ser cada vez mais sustentável.
“Temos feito obras para deixar a locomoção mais eficiente, além de estarmos renovando as frotas de ônibus de todos os estados e regiões do país. São ações a curto e a longo prazo que vão trazer uma nova cara para a mobilidade não só do Brasil, mas da América Latina”, disse Andia.
A eletromobilidade no transporte coletivo contou com a apresentação de experiências nacionais e internacionais, voltadas à descarbonização de grandes centros urbanos. Paralelamente, paineis trouxeram certificações, segurança e padronização técnica como fatores-chave para a consolidação do setor.
A programação inclui, ainda, debates sobre fontes alternativas, como hidrogênio verde, biocombustíveis e integração com o mercado livre de energia. O papel das cidades inteligentes e o avanço da conectividade emergiram como possíveis motores para transformar o ambiente urbano e garantir um transporte ainda mais acessível, sustentável e integrado.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br
Fonte: Ministério das Cidades