O secretário nacional de Paradesporto, Fábio Araújo, participou de audiência pública na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (8), para discutir programas e projetos da sua secretaria e da Secretária Nacional de Atenção Especializada à Saúde (SAES) do Ministério da Saúde.
Para Fábio Araújo, a realização da audiência pública foi importante para divulgação no Congresso Nacional sobre um acordo de cooperação técnica entre os ministérios do Esporte e da Saúde, permitindo que o esporte seja incluído nos centros especializados em reabilitação do SUS (Sistema Único de Saúde).
“Isso significa que as pessoas com deficiência que hoje são atendidas pelo Sistema Único de Saúde vão poder – de forma gradual – poder praticar esporte dentro dos centros de reabilitação do SUS”, completou o secretário.
Segundo dados do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), 8,9% da população brasileira acima de 2 anos de idade tem algum tipo de deficiência.
De acordo com a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), autora do requerimento para a realização da audiência, o esporte paralímpico brasileiro tem alcançado destaque internacional graças a políticas públicas consistentes e ao esforço de atletas, técnicos e instituições.
O objetivo do debate foi permitir que a comissão acompanhe de perto os programas já em curso, conheça as perspectivas de expansão e ouça propostas que possam contribuir para a inclusão e o fortalecimento do paradesporto no Brasil.
O esporte paralímpico brasileiro tem alcançado destaque internacional, fruto de políticas públicas consistentes e do esforço de atletas, técnicos e instituições dedicadas à inclusão. Contudo, apesar dos avanços, persistem desafios significativos, como a ampliação da infraestrutura esportiva acessível, o fortalecimento de parcerias federativas e o estímulo a iniciativas de base”, afirmou, ao justificar o requerimento da audiência.
Também participou como convidado, ao lado do secretário Fábio Araújo, o coordenador-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria Nacional de Atenção Especializada à Saúde (SAES) do Ministério da Saúde, Arthur de Almeida Medeiros.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte