Acre lidera ranking do Ideb nos anos iniciais e finais do ensino fundamental

Acre

A Educação do Acre lidera o ranking da educação na Região Norte. Os dados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023, em que o estado aparece com a nota de 6,45 nos anos iniciais e 5,16 nos anos finais.

Comparando-se os anos iniciais, o estado do Tocantins aparece em segundo lugar, com a nota de 6,37; o Amazonas vem na sequência, com 6,07; depois Rondônia, com 5,94; o Pará, com a nota 5,69; e finalmente o Amapá, com 5,31.

Já quanto ao ensino fundamental, anos finais, em que a Educação do Acre aparece em primeiro lugar, o Amazonas tem uma nota de 5,07; Rondônia vem na sequência, com 4,93; depois Tocantins, com 4,89; Pará, com 4,82; Amapá, com 4,65 e Roraima, com 4,58.

Educação do Acre é destaque na avaliação do Saeb. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

Os dados do Ideb levam em conta alguns elementos como o fluxo escolar, que é a taxa de aprovação, cujos números são obtidos a partir dos dados do Censo, e as médias de desempenho, que são avaliadas pelo próprio Saeb.

Dessa forma, os dados do Ideb obedecem à seguinte fórmula: os resultados de língua portuguesa e matemática são padronizados em uma escala de zero a dez. Depois, a média dessas duas notas é multiplicada pela média das taxas de aprovação das séries de cada etapa avaliada.

A partir desse cálculo, a taxa de aprovação dos anos iniciais chega a 94,9%, dos anos finais a 91,8% e no ensino médio a taxa aprovação chega a 86,8%. Com isso, o Acre alcançou a décima posição no Ideb nacional, entre os anos iniciais do ensino fundamental.

De acordo com a professora Sandy Guedes, gestora da escola de ensino integral Sebastião Pedrosa, destacou a importância da parceria com o governo do Acre, por meio da SEE, para levar uma melhor qualidade do ensino para os estudantes.

“Essas parcerias são fundamentais, como as atividades lúdicas, o Pré-Enem Legal, o grupo de psicologia que ajuda na orientação dos estudantes e fortalece o equíbrio emocional, as formações, a melhoria da estrutura física, sem falar na parceria do secretário,  e a humildade em sempre nos atender contribuem para que possamos desenvolver um ensino com mais qualidade e melhorando o padrão de conhecimento”, afirmou

Outros pontos, segundo a gestora, que fazem a melhoria da qualidade do ensino é a qualidade da alimentação, que tem como ponto forte o programa prato-extra, a entrega de tablets com internet para os alunos, além da distribuição de material escolar e o fardamento que é proporcionado gratuitamente aos estudantes.

Fonte: Governo AC