Com o objetivo de debater a emergência climática e fortalecimento da gestão das águas, o governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), participou do 26º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que teve início nesta segunda-feira, 8, e encerra no sábado, 13, na cidade de Vitória, no Espírito Santo.
Promovido pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), em parceria com o governo do Estado do Espírito Santo, o evento reuniu representantes de comitês de bacias hidrográficas de todo o país, gestores públicos, pesquisadores e membros da sociedade civil.

Com o tema “Emergência Climática: Povos e Territórios – Água é o que nos une”, o Encob 2025 propõe um espaço de reflexão sobre os impactos das mudanças climáticas, ressaltando a importância da governança das águas como ferramenta essencial para a justiça ambiental. O encontro destaca o papel estratégico dos comitês de bacia como instâncias democráticas para o enfrentamento das crises relacionadas à água.
A programação é composta por painéis temáticos, oficinas, exposições, atividades culturais e momentos de integração, promovendo o intercâmbio de experiências entre os diferentes segmentos que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh).

Representando a Sema, participam o diretor de Meio Ambiente, Erisson Cameli, a gestora de políticas públicas e chefe da Divisão de Recursos Hídricos, María Antonia Zabala, e o engenheiro agrônomo, Marisson Maia.
“Neste encontro tratamos de estratégias de adaptação e resiliência frente aos eventos extremos, com destaque para a troca de experiências entre os estados. Como, por exemplo, os programas de pagamento por serviços ambientais, voltados à segurança hídrica e à revitalização de bacias. Também ressaltamos o papel essencial dos comitês de bacias, instâncias participativas que aproximam governo e sociedade na gestão dos recursos hídricos.”, explicou o diretor de Meio Ambiente, Erisson Cameli.

A chefe do Departamento de Recursos Hídricos do Imac, Rosângela Rocha, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento e troca de experiências entre os comitês de bacias e dos demais entes, que integram o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
“O Encob promove a capacitação, diálogo, troca de conhecimentos e experiências, trazendo nesta edição a adaptação às mudanças climáticas como desafio comum a todos os entes. Para nós, do Imac, está sendo muito proveitoso já que estamos sendo capacitados em temas diretamente relacionados à nossa atuação: outorgas adaptativas, fiscalização e automonitoramento do uso de recursos hídricos”.

Pela autarquia também participaram o chefe da Divisão de Outorga do Imac, Luís Carlos, e o analista técnico, Victor Cauã Borges.
Além de integrar a jornada de capacitação em recursos hídricos, a delegação acreana também participa da reunião ordinária do Fórum Nacional de Órgãos Gestores das Águas (FNOGA), onde foram debatidos temas estratégicos como a sustentabilidade financeira do sistema nacional de gerenciamento e medidas para fortalecer a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e ampliar a capacidade técnica do estado, com foco na mobilização e capacitação de atores locais para a criação de Comitês de Bacias Hidrográficas no território acreano.
Fonte: Governo AC