A Escola Estadual Zuleide Pereira, em Rio Branco, está prestes a se tornar referência na região Norte com a implantação de um projeto piloto de inovação sustentável. A iniciativa, fruto da parceria entre o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), e o Centro de Pesquisa EAmazonia, em colaboração com o Núcleo de Excelência em Iluminação Pública da Amazônia (Neipa), contará com um investimento de aproximadamente R$ 550 mil e tem como foco a eficiência energética aliada à educação ambiental.
Durante reunião realizada na terça-feira, 23, representantes do EAmazonia destacaram que o projeto integra pesquisa, desenvolvimento e inovação, com apoio do Programa Nacional de Conservação de Energia (Procel) e da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar). Aline Gallina, técnica da instituição, explicou que o objetivo é elaborar um panorama da eficiência energética nas escolas públicas da Região Norte, começando pelo Acre, terceiro estado com maior número de escolas estaduais no país.
“Estamos trabalhando para que nossas escolas tenham infraestrutura eficiente e sustentável. Esse projeto piloto, em parceria com o EAmazonia, é um marco para a educação do Acre, pois une inovação tecnológica e responsabilidade ambiental, fortalecendo o compromisso do governo Gladson Camelí com a qualidade do ensino e o futuro das próximas gerações”, afirmou o secretário adjunto de Ensino da SEE, Tião Flores.
No encontro, foi definido que a Escola Estadual Zuleide Pereira passará por um estudo para a implantação do projeto piloto. A escola já adota o conceito de Escola Verde, programa da SEE voltado à educação ambiental no cotidiano escolar. O projeto de eficiência energética pretende analisar três sistemas principais da infraestrutura escolar: iluminação, condicionamento de ar e envoltória (estrutura física da edificação). Além da reforma com tecnologias sustentáveis, a ação inclui a capacitação dos gestores escolares para que adotem um modelo de gestão energética eficiente.
A visita técnica à Escola Zuleide Pereira ocorre ainda nesta semana, quando a equipe do projeto irá apresentar as propostas à gestão escolar. A ação integra a política do governo Gladson Camelí de modernizar a infraestrutura da rede estadual e consolidar a educação ambiental como eixo estratégico da gestão educacional.
Fonte: Governo AC