Brasília (DF) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, dará continuidade, na quinta-feira (12), a segunda etapa do Caminho das Águas, no sertão nordestino. A comitiva vai percorrer a trilha do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) e realizar entregas na Paraíba e no Rio Grande do Norte.
A programação começa em Teixeira (PB) para visitar a estação Elevatória 17 e, em Desterro (PB), a visita será na Estação de Tratamento de Água do Ramal de Desterro, onde será inaugurado o Ramal do Desterro da Adutora do Pajeú. Trata-se de uma das principais obras de infraestrutura hídrica do Nordeste brasileiro. O objetivo é garantir o fornecimento de água para cidades nos estados de Pernambuco e Paraíba, especialmente no Sertão do Pajeú. Com cerca de 598 quilômetros de extensão, a adutora tem capacidade para transportar aproximadamente 830,7 litros de água por segundo.
No mesmo dia, o grupo segue para Jucurutu (RN), para visitar as obras de construção da Estação de Tratamento de Água 1 da Adutora do Seridó (EB1 do Sistema adutor Serra de Santana). A ETA‑1 (EB1) capta água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, trata e envia para Jucurutu e demais municípios do Seridó via o sistema da Serra de Santana. O sistema tem capacidade para atender inicialmente cerca de 45 mil pessoas, com previsão de expansão para 87 mil beneficiados ao estender o abastecimento para cidades da Serra de Santana.
O projeto geral da Adutora do Seridó, do qual a ETA‑1 tem um total de investimento previsto de R$ 326,5 milhões. Esse projeto abrange cerca de 330 km de adutoras, estações de bombeamento e tratamento, em duas etapas (Seridó Norte e Sul).
Serviço:
Caminho das Águas
Data: 12 de junho
Local: Teixeira (PB); Desterro (PB) e Jucurutu (RN)
Outras Notícias:
Governo Federal faz história no sertão paraibano com entrega da Barragem Engenheiro Ávidos
Caminho das Águas: obra no Ramal do Salgado avança para apoiar o abastecimento no Ceará
Confira a lista de municípios do Nordeste que vão receber demonstração do Defesa Civil Alerta neste sábado (14)
Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional