Os profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil do Ministério da Saúde terão a oportunidade para realizar qualificação em Saúde Digital por meio de um curso gratuito e on-line disponibilizado pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). São 400 vagas disponíveis e os interessados devem preencher o formulário de pré-inscrição até 10 de setembro de 2025 pelo link bit.ly/FundamentosSaúdeDigital2025.
Com carga horária de 30 horas, o curso “Fundamentos de Saúde Digital na Atenção Primária à Saúde (APS) – Atualização 2025” foi desenvolvido com o intuito de qualificar profissionais da APS para o uso e incorporação de ferramentas tecnológicas na prática do cuidado. O curso aborda tecnologias já disponíveis e de acesso gratuito, como o Prontuário Eletrônico do Cidadão (e-SUS APS), destacando também sua aplicação em iniciativas de telessaúde e a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil.
Como diferencial, o curso oferece um módulo prático inovador, baseado em simulações de uso das ferramentas digitais. Entre elas, destaca-se a teleconsulta entre médico remoto e usuário na Unidade Básica de Saúde (UBS), permitindo vivenciar o atendimento mediado por tecnologia.
Outra simulação apresenta situações de teleconsultoria, incluindo a captura e o envio de imagens clínicas — como lesões dermatológicas e de orofaringe — para obtenção de uma segunda opinião especializada. Essa prática fortalece a qualidade do cuidado ao ampliar a troca de informações entre profissionais de saúde, garantindo maior resolutividade e integração no atendimento. O curso busca oferecer uma experiência de aprendizado acessível, prática e integrada à rotina já desenvolvida pelos profissionais nas unidades de saúde, com conteúdos atualizados e aplicáveis imediatamente no dia a dia.
Entre os conteúdos abordados estão:
- Uso da telessaúde na APS;
- Ferramenta de videochamada integrada ao PEC e-SUS APS;
- Registro da teleconsulta no sistema;
- Programa SUS Digital e à RNDS;
- Aspectos éticos, jurídicos na oferta de telessaúde;
- Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD);
- Simulação de teleconsultas;
- Inteligência artificial aplicada ao setor saúde.
Além de videoaulas com especialistas renomados da área, como Chao Lung Wen, chefe da disciplina de Telemedicina da FMUSP, e Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, o curso oferece e-books, resumos ilustrados e materiais de consulta rápida. Devido ao número limitado de vagas, terão prioridade profissionais vinculados ao Programa Mais Médicos e aqueles que já utilizam o PEC e-SUS APS.
“O objetivo do curso é qualificar o trabalho na ponta, aproximando teoria e prática. Com simulações, os profissionais do Programa Mais Médicos podem aplicar imediatamente os conhecimentos de saúde digital no cuidado aos usuários do SUS na Atenção Primária”, destaca a gestora da Unidade de Transformação Digital em Saúde da Diretoria de Atenção Integral à Saúde da AgSUS, Ana Claudia Cielo.
A capacitação integra o Acordo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) entre a Agência e o HCFMUSP. Após a realização da inscrição, os alunos terão 60 dias para finalizar o percurso formativo.
Ministério da Saúde,
com informações da AgSUS
Fonte: Ministério da Saúde