O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, recebeu, nesta quinta-feira (22/05), a secretária de Energia da Argentina, María Tettamanti, para uma reunião bilateral em Brasília. O encontro ocorreu após o seminário “Desafios e Soluções para a Integração Gasífera Regional” e teve como foco o fortalecimento da cooperação entre os dois países na área de gás natural.
“A cooperação energética entre Brasil e Argentina é estratégica para fortalecer a segurança energética, impulsionar a competitividade e apoiar a reindustrialização do nosso país. Estamos ampliando a integração da infraestrutura existente e aproveitando os recursos naturais em benefício das populações de ambos os lados. Essa é uma relação de ganhos mútuos, que já começou a gerar resultados concretos”, destacou Silveira.
Durante a reunião, foram discutidos os avanços recentes no âmbito do Grupo de Trabalho Bilateral (GTB), criado a partir da assinatura do Memorando de Entendimentos entre Brasil e Argentina, formalizado por Silveira e pelo ministro da Economia argentino Luis Caputo, em novembro de 2024, durante a cúpula do G20. As autoridades reforçaram o compromisso com a integração energética regional e trataram de iniciativas para ampliar a oferta de gás natural, com destaque para as possibilidades de importação da produção argentina na formação de Vaca Muerta.
As equipes técnicas dos dois países seguem em diálogo no âmbito do Grupo de Trabalho para identificar medidas que facilitem a cooperação e promovam benefícios mútuos no setor energético. Além de representantes dos dois países, o grupo conta com a participação de Bolívia, Paraguai, Uruguai e Chile, além de empresas transportadoras, comercializadoras, produtores argentinos e consumidores brasileiros.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn