Alunos da escola Ramona Mula de Castro participam de projeto contra a violência infantil

Acre

Alunos, professores e toda a comunidade da Escola Ramona Mula de Castro, localizada no bairro Boa Vista, na região da Baixada da Sobral, participaram na tarde desta segunda-feira, dia 29, do lançamento do projeto de extensão “Infância segura: prevenção à violência sexual contra crianças”.

O projeto é desenvolvido e realizado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Acre (Ufac), coordenado pela professora Alcione Maria Groff e conta com a participação de docentes e acadêmicos dos cursos de pedagogia, letras/libras e medicina.

Alunos do ensino fundamental, anos iniciais, participaram do lançamento do projeto. Foto: Stalin Melo/SEE

Entre os objetivos do projeto está a promoção de ações educativas e preventivas voltadas ao enfrentamento da violência sexual contra crianças, envolvendo tanto a comunidade escolar como também as famílias, além de instituições parceiras como o Ministério Público do Acre (MPE).

Para a gestora da Escola Ramona Mula de Castro, professora Cristina Araújo, o projeto é de fundamental importância na medida em que as famílias, segundo ela, estão despercebidas sobre o que acontece até mesmo dentro da própria casa.

Professora Cristina Araújo: objetivo é envolver a comunidade escolar. Foto: Stalin Melo/SEE

“Muitas vezes, a criança convive com um tio ou até mesmo um vizinho e ela não sabe do risco, já que muitas vezes pode vir a sofrer um abuso, um ato de violência. Então, o projeto está sendo importante para esclarecer a toda a comunidade sobre esse problema que, infelizmente, ronda as nossas crianças”, faz questão de dizer.

Ela explica que a Escola Ramona Mula de Castro abraça com o carinho o projeto que está sendo desenvolvido pela Ufac. “A nossa comunidade vai entender melhor esse projeto e vai abraçar junto com a gente, pois a participação dos pais e das mães é fundamental para que a gente consiga combater esse tipo de violência”, faz questão de enfatizar.

Dona Dalvanir Mota: “Diálogo com as crianças é fundamental”. Foto: Stalin Melo/SEE

Dalvanir Mota da Costa é mãe de um aluno que estuda no primeiro ano do ensino fundamental, anos iniciais, e faz questão de destacar que um projeto dessa natureza na região da Baixada é fundamental. “Disponibilizar esse projeto para as mães é importante para que possamos manter um diálogo com as crianças”, afirmou.

Fonte: Governo AC