Uma comitiva da cidade de Aracruz (ES), município que será a sede da Teia Nacional em 2026, participou de uma série de reuniões com dirigentes do Ministério da Cultura (MinC). Além de articular a organização do evento, os gestores municipais querem aproveitar a oportunidade para fortalecer a rede de cultura da cidade e da região litorânea do Espírito Santo.
No encontro com a equipe da Secretaria de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, o diálogo foi sobre a consolidação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) no âmbito do município, no sentido de potencializar os componentes do sistema nas cidades da região.
“É no município, lá no território, que a política pública ganha vida. Por isso, a pactuação federativa é tão importante: União, estado e cidade caminhando juntos. É assim que a gente consegue que as ações de cultura virem realidade para quem está nas comunidades, ao mesmo tempo em que fortalece o Sistema Nacional de Cultura”, destacou a titular da Secretaria, Roberta Martins.
O diretor do Sistema Nacional de Cultura do MinC, Junior Afro, também participou da reunião e destacou a possibilidade de um encontro com gestores locais da região.
“Queremos aproveitar o processo de construção da Teia para estreitar as relações com os municípios e contribuir com a estruturação do sistema de cultura nas cidades da região, no litoral do Espírito Santo. Nesse sentido, teremos um diálogo permanente e queremos realizar uma atividade em Aracruz ainda no mês de outubro para auxiliar”, afirmou.
Aracruz aderiu ao Sistema Nacional de Cultura em 2017. Até agora, 42 municípios capixabas já fizeram adesão ao SNC, se comprometendo a criar e fortalecer, inicialmente, conselho, plano e fundo locais de cultura.
Teia Nacional
Esta será a primeira Teia nacional realizada fora de uma capital e dentro de território indígena, reforçando a importância dos povos originários. Localizada no litoral norte capixaba, Aracruz é a cidade que tem a maior população indígena vivendo em aldeias do Espírito Santo, com as etnias Tupiniquim e Guarani.
“Foi uma reunião muito importante em que aprofundamos as discussões sobre os processos de ativação no território, que são essenciais na preparação da Teia. As ações formativas e educativas que devem ser realizadas em Aracruz vão contribuir na difusão da Política Nacional Cultura Viva. Estamos aqui para somar forças com a prefeitura e demais parceiros na concretização do maior encontro de pontos de cultura do Brasil nesses mais de 20 anos de Cultura Viva”, explicou a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg.
Na ocasião, a equipe do município informou que a realização da Teia e do Fórum Municipal ocorrerá dias 30 e 31 de outubro.
No encontro com a equipe da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultura, o secretário executivo de Turismo e Cultura de Aracruz, Carlos Bravo, destacou a importância do município receber o evento.
“Isso aqui é fruto de uma grande parceria do Governo Federal, do governo do estado e da prefeitura municipal de Aracruz. Juntos, a gente está construindo um dos maiores eventos do Ministério da Cultura que vai acontecer na nossa cidade. Todo mundo está muito empenhado, trabalhando juntos porque a gente não tem dúvida de que será um evento brilhante”, declarou.
Também participaram da reunião o diretor da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), João Pontes, o coordenador-geral de Articulação da Cultura Viva, Leandro Anton, e a chefe de gabinete da SCDC, Sybele Avelino Pereira.
Com a previsão de reunir mais de 5 mil participantes, a 6ª Teia terá uma ampla programação composta por festival com mais de 100 atrações de Pontos de Cultura dos 26 estados e do DF; palestras, debates, oficinas, rodas de conversa, encontros setoriais e redes culturais; acampamento do Bem Viver; feira de economia solidária com produtos de todo o país e o 5º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura.
Fonte: Ministério da Cultura