O espaço dedicado ao artesanato do Salão do Turismo, em uma parceria com o Sebrae, reuniu, em um só local, expositores de todas as regiões do Brasil com vários tipos de produtos que encantaram os visitantes do evento que passaram pelo local durante os três dias da maior vitrine do setor turístico brasileiro.
Em um dos estandes estava Maria Elza de Oliveira, de Tocantins. Os produtos comercializados por ela são feitos de uma cerâmica com identidade local. “A gente trabalha com uma cerâmica com identidade local da nossa região, que é rica em arqueologia. A nossa argila é totalmente orgânica”, explica.
Maria Elza diz que as peças utilitárias disponíveis (xícaras, copos, canecas para chá, incensários e outros) são feitas com uma técnica de alta temperatura, a 1.240 graus e com desenhos típicos da região. O Salão do Turismo, segundo ela, trouxe uma nova oportunidade para conhecer novos públicos.
“É bem bacana essa forma de divulgar o nosso trabalho, é gratificante. É muita gratidão pela oportunidade. É muito interessante também estar com as pessoas que também trabalham com artesanato, tudo no mesmo espaço”, destaca.
SALÃO – Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão do Turismo reúne as 27 Unidades da Federação em uma grande vitrine de gastronomia, cultura, artesanato, experiências imersivas e oportunidades de negócios.
Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento integra, também, a estratégia do Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, fortalecendo a comercialização de destinos e produtos de todo o país, alinhado ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027 e ao Programa de Regionalização, com foco na geração de emprego e renda no setor.
PARCERIA – O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, a maior mostra do turismo brasileiro, é organizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC, SENAC e do Sebrae Nacional, além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo