A Casa do Artesanato Acreano está com espaço especial dedicado à exposição de peças de 42 artesãos do Acre na 50ª Expoacre, em Rio Branco. Localizado no estande da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), o espaço tem sido um sucesso e conquistado o público.
Maria Vitória e a mãe, Mariana Chaves, aproveitaram a feira para conhecer mais da diversidade do artesanato acreano. “Tudo muito bonito, muito bem feito. Você vê que é difícil, sabe? Tem gente que tem realmente dom”, disse Maria Vitória Chaves.
Em meio a itens de cestaria, marchetaria, peças de látex, sementes e outra variedade de peças, Maria Vitória falou sobre o que mais chamou a atenção no espaço. “Os cocares são muito bonitos. É uma arte. A gente vê que são coisas que a própria natureza dá”, disse.
Já Mariana revelou que admira o trabalho feito com as biojoias. “Eu sou apaixonada pelos colares. Acho que colares assim [feito de sementes], é uma arte bem chamativa, é bem gratificante de usar”, afirmou, ressaltando a beleza e a valorização de peças feitas com itens da floresta.
Dona Edna Paro, que atua na loja de artesanato do Museu dos Povos Acreanos, vinculado à diretoria de empreendedorismo da Secretaria, comentou sobre os itens que mais chamam a atenção dos visitantes, na Expoacre. “Aqui nós temos o artesanato praticamente de vários municípios, de praticamente o estado todo, dentro do parque de exposição. [..] O pessoal gosta de tudo, né? Mas o que eles mais levam é brinco e colar. E é assim, cada um quer uma coisa diferente”, destacou.
Nesta terça-feira, 29, a vice-governadora do Estado, Mailza Assis, visitou o espaço do artesanato acreano, no estande da Sete, ao lado do Secretário de Turismo e Empreendedorismo do Acre, Marcelo Messias. O secretário fez um balanço positivo da participação da Sete na Expoacre, e destacou o sucesso na venda de artesanato, e as inovações que têm atraído visitantes. “Aqui a gente realmente estava esperando o público. A visitação nos estandes tem sido muito positiva. As pessoas têm vindo visitar tanto o estande do turismo quanto o estande do empreendedorismo, e a venda do artesanato está bem aquecida”, afirmou o secretário.
Sobre as expectativas para o restante da feira, que já ultrapassou os R$2 mil em vendas de artesanato apenas no estande institucional, o secretário se mostrou otimista. “Nas próximas noites eu acredito que o público vai aumentar mais ainda. A ideia é que as pessoas venham realmente para a Expoacre, se divirtam, tragam sua família, suas crianças, venham curtir”, disse.
Onde encontrar
Para esta semana de Expoacre, a Casa do Artesanato Acreano conta com três pontos de venda:
- Casa do Artesanato Acreano, localizada na Rua Senador Eduardo Assmar, 187 – Bairro 6 de Agosto (Em frente ao Calçadão da Gameleira)
- Museu dos Povos Acreanos, localizada na Av. Epaminondas Jácome – Centro
- Estande da Sete, na Expoacre, próximo ao heliponto do Ciopaer
- Galpão do Empreendedorismo: No centro do Parque de Exposições, o Galpão do Empreendedorismo também conta com peças de artesanato, além de jardinagem e gastronomia local. O espaço funciona durante toda a feira, das 18h às 23h.