As contribuições do Mapa no fomento à agricultura tropical regenerativa são apresentadas no Rio Climate Ation Week

Agronegócio

As contribuições do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para a sustentabilidade na agropecuária brasileira foram apresentadas nesta quarta-feira (27), no Rio de Janeiro (RJ), durante o evento Pré-COP 30, Rio Climate Ation Week (RCAW), que debateu, entre outros temas relevantes, o papel da agricultura tropical regenerativa na transformação da agricultura e dos sistemas alimentares.

A atividade reuniu os setores público e privado, a sociedade civil, a comunidade científica e instituições financeiras, para promover debates e buscar soluções para a crise climática, além de destacar a contribuição da agricultura tropical regenerativa nesse contexto, trazendo reflexões sobre oportunidades e desafios para o Brasil.

A RCAW é uma iniciativa independente e apartidária, em apoio à Presidência Brasileira da COP30 e sua Agenda de Ação. Neste ano, trabalhará para fortalecer a liderança brasileira, com base nos sucessos das Semanas de Ação Climática de Baku e Londres para alcançar o sucesso na COP30 e além.

Em sua fala, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, enfatizou a necessidade de se estabelecer em base científica um conceito para agricultura regenerativa tropical, mas ressaltando que o Brasil já utiliza destas práticas dentro da sua agricultura desde o início da transformação do Cerrado, há 50 anos atrás.

O diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Mapa, Bruno Brasil, destacou que o Brasil tem liderado pelo exemplo quando o tema é agricultura sustentável e que, nesses 15 anos de implementação de práticas regenerativas, no âmbito do Plano ABC e ABC+, mais de 54 milhões de hectares já foram recuperados.

“Seguindo o chamamento do presidente da COP, embaixador André Correia do Lago, o Mapa, junto com iniciativas internacionais e parceiros nacionais, está organizando o plano de aceleração de recuperação de áreas degradadas, denominado RAIZ, que vai trazer mais investimentos para a recuperação de áreas agrícolas no mundo inteiro”, ressaltou o diretor.

Informação à imprensa
imprensa@agro.gov.br

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária