Atletas brasileiros que vivem no Japão participam dos Jogos da Juventude, em Brasília

Esporte

Os atletas brasileiros Hiroshi Vataro, Laura Yanai, Alexia Mitsuhasi e Higor Kiam, que vivem e estudam no Japão, participaram na última semana dos Jogos da Juventude que ocorrem em Brasília, de 10 a 25 de setembro. Eles foram destaques nos Jogos Escolares Brasileiros no Japão (Jebra-Japão) em abril deste ano, e por isso foram convidados a participar de uma imersão cultural e esportiva entre países amigos.  

Os atletas do time nipônico-brasileiro foram recebidos na última quarta-feira (10) pela chefe da Assessoria Internacional do Ministério do Esporte, Wanja Campos da Nóbrega, que destacou a relevância dos jogos no Japão, a relação entre os dois países, e a importância do apoio do Ministério do Esporte e do Consulado-Geral do Brasil na cidade de Hamamatsu, órgãos responsáveis em promover a integração e o intercâmbio dos estudantes atletas.

“É extremamente importante essa competição por ser a primeira vez que atletas brasileiros participam. São quatro atletas de destaque que competem na modalidade de atletismo. Isso acontece graças ao esforço coletivo da comunidade brasileira e do apoio dado pelo Consulado do Brasil em Hamamatsu, por intermédio do cônsul-geral Aldemo Garcia”, disse Wanja.

Além do time nipônico-brasileiro, participaram dos jogos duas atletas da cidade de Hamamatsu, Mizuki Hora e Chihiro Kawai (ambas de 16 anos). Os atletas competiram nas provas dos 100m, 200m, 400m e no revezamento 4 x 100m rasos feminino. Mas o mais importante foi a vivência e a interação fora das pistas. O time se despediu dos jogos no sábado (13), levando muitas experiências.

“Temos muitas novidades a comemorar este ano. Pela primeira vez, os atletas que se destacaram no Jebra terão a chance de conquistar uma vaga nos Jogos da Juventude no Brasil, criando uma conexão ainda mais forte entre os jovens brasileiros no Japão e seu país de origem”, ressaltou a presidente da NPO Sorriso de Criança, Márcia Rubio da Rocha, que acompanhou os atletas, junto com o treinador Suzuki Hidetoshi.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte