Aumento expressivo das matrículas em creche beneficia crianças

Educação

As matrículas de crianças de zero a 3 anos em creches tiveram a maior alta da série histórica no ano de 2023, quando se registrou um crescimento de 3,1%, em comparação com os anos anteriores (de 2019 a 2022), chegando ao patamar de 41,2% no acesso em 2024. Os dados são do Ministério da Educação (MEC), que investe na criação de novas turmas e novos estabelecimentos por meio da ação conjunta de vários programas e políticas.  

Com o Programa de Apoio à Manutenção da Educação Infantil, em 2024, foram destinados R$ 240 milhões para a criação de 35 mil vagas em creches. Entre 2023 e 2024, houve expansão de 20% no número de obras concluídas de creches – de 223 unidades em 2023 para 269 em 2024.  

Esse crescimento refletiu a criação de aproximadamente 13,6 mil novas vagas em dois turnos – 6,8 mil vagas em período integral. Até agosto de 2025, já foram concluídas 312 creches, gerando 61.568 novas vagas em dois turnos – 30.784 vagas em período integral –, o que indica tendência de crescimento na oferta.       

Pela primeira vez, a construção de creches foi incluída no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O governo federal já garantiu a construção de 1.178 novas creches na primeira etapa do programa. No segundo ciclo, foram anunciadas mais 505 unidades.  

A educação infantil é uma das prioridades do Ministério da Educação, que assumiu a coordenação da Política Nacional Integrada da Primeira Infância (PNIPI), instituída pelo Decreto nº 12.574/2025. O MEC também atua no apoio às redes públicas de ensino para a ampliação da oferta de vagas em creches.  

A expansão de vagas na educação infantil também é incentivada pelo Prêmio MEC da Educação Brasileira, lançado na segunda-feira, 11 de agosto, que reconhece os municípios com maior taxa de cobertura em creches.  

Ao todo, cinco municípios foram premiados e receberam R$ 1,5 milhão em recursos pela inclusão de suas crianças. O objetivo é incentivar a adoção de políticas, mobilizar a comunidade educacional e contribuir para a redução de desigualdades raciais de acesso e para a permanência escolar.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

Fonte: Ministério da Educação