Avanço das obras da Transnordestina é tema do novo episódio do podcast Desenvolve Aí

Geral

Brasília (DF) – Você já imaginou uma ferrovia que corta o Nordeste transportando grãos, minérios, gerando milhares de empregos e integrando toda uma região? Essa é a proposta da Transnordestina, uma das obras mais estratégicas para o desenvolvimento do país. No episódio desta semana do podcast e videocast Desenvolve Aí, a jornalista Camila Xavier conversou com o secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Eduardo Tavares, que detalhou os avanços da obra e os próximos passos para a conclusão do projeto.

Segundo o secretário, aproximadamente 75% do trecho principal já está concluído, conectando o Porto do Pecém (CE) ao município de Eliseu Martins (PI). O comissionamento (etapa técnica de testes e ajustes operacionais) está previsto para ocorrer ainda este ano, com a operação completa até 2027. Ao todo, serão 1.753 quilômetros de ferrovia, passando pelos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco. “A partir do momento que essa ferrovia chega no Porto, ela ganha uma nova escala, uma nova possibilidade, inclusive mais oportunidades para a gente viabilizar outras expansões, como é o caso de Suape, em Pernambuco, e a própria ligação dela com a (Ferrovia) Norte-Sul”, ressaltou Eduardo Tavares.

A obra conta com aporte de R$ 816 milhões, estruturado por meio do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e do Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor). Esse modelo inovador de financiamento reforça o patrimônio dos fundos regionais, sem impacto fiscal, garantindo retorno futuro com a valorização das ações adquiridas.

A segunda temporada do Desenvolve  tem apresentação da jornalista Camila Xavier e pode ser acessado no perfil do MIDR no Soundcloud e no SpotifyO videocast pode ser conferido no perfil do MIDR no YouTube.


Outras Notícias:

Podcast Desenvolve Aí discute ações contra a seca na Amazônia e no Pantanal

Podcast “Desenvolve Aí” destaca transformação no semiárido brasileiro com o Programa Água Doce

Nova temporada do podcast do MIDR estreia com Waldez Góes e foco no microcrédito

 

Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional