Brasília (DF) – Nas cidades brasileiras, onde milhões de vidas se entrelaçam entre desafios e sonhos, a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) surgiu como um esforço coletivo para transformar essas realidades. A PNDU representa um pacto nacional para tornar os espaços urbanos mais justos, democráticos e sustentáveis. Construído ao longo de décadas de debates, o documento se conecta diretamente ao Conselho das Cidades, um espaço de participação social que reúne governo e sociedade civil para discutir o futuro das cidades.
Durante a 58ª Reunião Ordinária do Conselho das Cidades, a PNDU e o ConCidades, juntos, têm buscado integrar diferentes políticas públicas em temas como moradia, transporte, saneamento e meio ambiente, sempre com foco na justiça social. A fim de orientar os participantes do ciclo de conferências das Cidades, a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, em parceria com a WRI lançaram o Caderno de Apoio para a 6° Conferência das Cidades, que pode ser acessado abaixo:
Baixe o caderno da PNDU disponibilizado na 58ª Reunião Ordinária do Conselho das Cidades.
No coração desse esforço está o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), uma proposta que visa estruturar e articular as políticas urbanas do país. O SNDU pretende criar uma rede entre União, estados e municípios para garantir que as ações urbanas sejam coordenadas e tenham continuidade, evitando desperdício de recursos e sobreposição de iniciativas. É necessário unir forças para que cada cidade, pequena ou grande, tenha acesso aos meios necessários para melhorar a vida de seus habitantes.
As etapas estaduais e distrital já começaram, rumo à 6ª Conferência Nacional das Cidades, palco das grandes decisões. Nela, representantes de todas as regiões vão debater a versão preliminar da lei que irá instituir oficialmente a PNDU, consolidando anos de escuta e construção coletiva em um marco legal para o desenvolvimento urbano no Brasil.
Mais que uma política pública, a PNDU é um convite à participação. Cada conferência é uma oportunidade para que moradores de todas as partes do país levem suas vozes às decisões que vão moldar o futuro das cidades. Como lembra o documento base da PNDU, quanto mais pessoas participarem, mais fortes e representativas serão as soluções para os desafios urbanos do Brasil.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br
Fonte: Ministério das Cidades