Baixe o Guia Prático de Endereçamento em Periferias

Geral

Brasília (DF) – Já está disponível para download o Guia Prático de Endereçamento em Periferias – CEP para TODOS. A publicação orienta gestores públicos sobre os caminhos para promover o endereçamento em periferias brasileiras.  

O programa é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades. O guia foi elaborado com apoio dos ministérios das Comunicações e do Planejamento e Orçamento, dos Correios e do IBGE. O objetivo é dar resposta à demanda histórica das periferias do Brasil em ter um endereço localizável e um CEP. 

Sem endereço, as pessoas são excluídas de serviços e direitos básicos como matricular os filhos na creche ou ser atendido em postos de saúde na sua região e o Guia de Endereçamento é uma parte dessa estratégia. Pela primeira vez na história do Brasil, nós vamos conseguir atender a essa demanda básica”, pontuou o secretário Guilherme Simões. 

O guia apresenta o passo a passo de uma metodologia inédita de endereçamento que tem foco nos logradouros não oficializados, ou seja, ruas, becos, vielas, escadarias, não reconhecidas formalmente por leis ou decretos municipais.  

Guia Cep Para Todos
Publicação orienta o passo a passo e está disponível no site do Mapa das Periferias

A publicação demonstra que o endereçamento pode ser implementado de maneira ágil e eficaz pelos municípios, sem depender de projetos mais complexos. São três fases que articulam ações estruturantes do percurso de endereçamento: Planejamento e Mapeamento; Validação e Consolidação; Oficialização do Endereço.

Cada uma das fases acima é apresentada junto às ferramentas, instrumentais e produtos necessários para alcançar o endereço, com atribuição de Códigos de Endereçamento Postal (CEP). Ao longo de toda a publicação também são apresentadas boas práticas e experiências em todo o Brasil, oferecendo exemplos e modelos que podem ser seguidos.  

Na imagem uma mulher ao fundo uma comunidade
Crédito: MCid

“A pessoa que não tem CEP numa comunidade sofre muito. Porque o essencial não chega até ela, que é o Samu, é o resgate, é o Bombeiros. O CEP é um direito do cidadão”. E quem passou a ter endereço reforça a importância da conquista. Moradora da comunidade do Bananal, em São Paulo, Joelma Dias comemora.

O guia está disponível em https://mapadasperiferias.cidades.gov.br/periferiaviva/ 

Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br

Fonte: Ministério das Cidades