Beneficiários do Bolsa Atleta brilham nas competições de ginástica, natação, nado artístico e canoagem no fim de semana

Esporte

Copa do Mundo de Ginástica Artística

Ao cravar a série na trave, a ginasta Flávia Saraiva, beneficiária do programa Bolsa Atleta na categoria pódio, brilhou na final e conquistou o ouro na Copa do Mundo de Ginástica Artística, em Szombathely, na Hungria. A também ginasta olímpica da categoria pódio do Bolsa Atleta, Júlia Soares foi prata em uma dobradinha no solo com a xará Júlia Coutinho, bronze, na categoria nacional.

Os ginastas Caio Souza e Ana Luiza Lima, ambos do programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte, também subiram ao pódio na etapa de Szombathely na Hungria. Caio Souza brilhou nas paralelas e conquistou a medalha de prata, enquanto Ana Luiza Lima fez história ao conquistar sua primeira medalha em Copas do Mundo, com o bronze nas barras assimétricas. Além deles, Vitaliy Guimarães também integrou a equipe brasileira e fez sua estreia em Copas do Mundo.

Os atletas seguem agora com a delegação nacional para Doha, no Catar, onde realizarão a fase de aclimatação antes do Campeonato Mundial de Ginástica Artística, que será disputado de 19 a 25 de outubro, em Jacarta, na Indonésia.

Esportes Aquáticos

O Brasil terminou a primeira semana de Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos com o título da natação e do nado artístico. A competição, realizada no Rio de Janeiro, continua nesta semana com polo aquático, saltos ornamentais e águas abertas.

Com 1104,50 pontos, a seleção brasileira de natação conquistou o título geral da competição mais uma vez. Ao todo, o Brasil somou 44 medalhas de ouro, 40 de prata e 21 de bronze ao longo dos cinco dias de competição. O troféu de vice-campeão foi para a Argentina e o de bronze para a Colômbia. 

O Brasil levou a melhor no masculino com Lucas Dé, pelo seu tempo de 1:50.03 nos 200m livre, e Lucio Flavio de Paula, com seu 52.50 nos 100m borboleta.

Sub-19 Masculino de Basquete

No domingo (28/9) terminou o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-19 Masculino de basquete e Santa Catarina foi representada com a equipe de arbitragem. Na verdade, uma dupla. Dois árbitros nacionais do quadro catarinense que tem se destacado nos últimos anos e estiveram com as promessas do basquete brasileiro: Fellipe Carvalho (Liga Metropolitana) e Franklin Leacina (Liga Sul Catarinense de Basketball).

A competição, que foi realizada no Rio de Janeiro, terminou com o título do Pinheiros. O vice-campeão foi o São Paulo e o bronze ficou com o Minas.

Canoagem Slalom

O Campeonato Mundial de Canoagem Slalom com início nesta segunda-feira (29/9), em Sydney, na Austrália, já trouxe medalha para o Brasil. No primeiro dia de competição, marcado pelas provas do Time Trial do caiaque cross, a incansável olímpica Ana Sátila brilhou na água e conquistou a medalha de bronze, o primeiro pódio brasileiro do mundial.

Nesta edição, o Time Trial além de fazer a seleção para os atletas avançam para as fases do chaveamento do Caiaque Cross, a disputa também valeu medalha. A brasileira fez uma performance sem penalidades e cravou o tempo de 63.23s (+1.14), retornando ao pódio em campeonatos mundiais depois de sete temporadas. O ouro ficou com Alena Marx (Suíça) com 62.09s e a prata com Ajda Nokav (Eslovênia) com 63.07s (+0.98).

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte