No dia 27 de setembro, às 18 horas, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), em Brasília, receberá a palestra Autoprodução Musical, conduzida pelo músico, compositor e produtor Téo Ruiz. A atividade, gratuita e aberta ao público a partir de 16 anos, também será transmitida ao vivo pelo canal do projeto BDB Cultural no YouTube. Os interessados devem realizar inscrição pelo link disponível na bio do Instagram. Haverá emissão de certificado para os participantes.
A palestra é uma contrapartida social do projeto da Feira Internacional da Música do Sul (FIMS), que realiza seletivas em todas as regiões do Brasil em preparação para a Conferência Nacional e Internacional, que será realizada em Foz do Iguaçu. O projeto é viabilizado pela Petrobras e pelo Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A proposta do encontro é debater as novas formas de produção cultural no cenário da música brasileira, especialmente a criação realizada fora do grande circuito industrial. O objetivo é refletir sobre a autonomia dos artistas que, ao assumir todas as etapas da cadeia produtiva, criam modelos alternativos e sustentáveis de atuação no mercado. A discussão abrange ainda o papel da autoprodução na diversidade musical, a influência das transformações tecnológicas e as mudanças nos paradigmas da indústria fonográfica nas últimas duas décadas.
Entre os pontos a serem tratados estão:
-
Breve histórico da Música Popular Brasileira (MPB);
-
Afirmação e transformações da indústria fonográfica;
-
Alternativas de produção musical no Punk Rock e na MPB;
-
Tendências e panorama do mercado fonográfico;
-
O papel dos autoprodutores e a “contra-indústria”;
-
Leis de incentivo à cultura e diferentes estruturas de produção.
A palestra também poderá se desdobrar em oficinas práticas, voltadas à gestão de carreiras, elaboração de projetos culturais e estratégias de inserção no mercado da música.
Sobre o palestrante
Com mais de duas décadas de carreira, Téo Ruiz é pós-graduado em MPB e mestre em Música pela Universidade de Valladolid (Espanha). Já realizou turnês na Europa e nos Estados Unidos, lançou discos em parceria com Estrela Leminski e singles autorais, além de ser diretor da Feira Internacional de Música do Sul (FIMS), evento que fomenta negócios e conexões na cena musical desde 2016. Também é autor do livro A Autoprodução Musical, resultado de suas pesquisas sobre a indústria fonográfica e o papel do compositor. Em 2025, o artista lança seu primeiro álbum solo de piano e voz, intitulado Espera.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
Fonte: Ministério da Cultura