A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), em Brasília, recebe no dia 5 de agosto, às 19 hora, o lançamento do livro Crônicas espectrais, notas sobre o TEA, de Luciano de Jesus Gonçalves. Publicada pela Editora Patuá, a obra marca a estreia do autor na prosa e traz uma reflexão profunda sobre educação, neurodiversidade, saúde mental e autodescoberta.
Professor e pesquisador, Luciano compartilha no livro sua trajetória de descoberta do Transtorno do Espectro Autista (TEA), diagnosticado aos 39 anos, em meio a dificuldades pessoais e profissionais. O que começou como um inventário íntimo de fracassos e problemas de saúde transformou-se em uma jornada sensível de reconstrução e compreensão de si mesmo.
Com humor, lucidez e sensibilidade, o autor aborda temas como envelhecimento, equilíbrio emocional, desafios financeiros e os impactos da neurodiversidade na vida cotidiana. O texto ganha ainda mais força com o posfácio da professora doutora Aline Novais de Almeida, que destaca a nova relação do autor com a palavra após o diagnóstico: “O autismo instaura a ‘crise do verso’ em Gonçalves, dando-lhe a máscara que faltava”, escreve a pesquisadora.
Crônicas espectrais, notas sobre o TEA propõe um espaço de escuta e reflexão sobre o que significa viver de forma consciente, lidando com os próprios limites e potencialidades. A obra é também um olhar atento sobre o fazer docente, a identidade e o processo de envelhecer com coragem e otimismo. Aos 40 anos, o autor celebra sua jornada com leveza: “A festa está apenas começando”.
O evento de lançamento do livro tem entrada gratuita e ocorrerá nas dependências da Biblioteca Demonstrativa, que fica localizada na 506/507, W3 Sul. Mais informações sobre a obra, acesse o site da Editora Patuá.
Sobre o autor
Natural de Teixeira de Freitas (BA), Luciano de Jesus Gonçalves é doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e graduado em Letras pela mesma instituição. Atua como professor de Português e Literatura no Instituto Federal do Tocantins (IFTO – campus Palmas). Crônicas espectrais, notas sobre o TEA é seu primeiro livro em prosa.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
Serviço:
Lançamento do livro “Crônicas espectrais, notas sobre o TEA”, de Luciano de Jesus Gonçalves
Data: 05 de agosto (terça-feira)
Horário: 19 horas
Local: Biblioteca Demonstrativa – 506/507, W3 Sul, Brasília-DF
Entrada gratuita
Fonte: Ministério da Cultura