A iniciativa é uma parceria com o projeto Brasilidade Candanga e reforça o compromisso com a valorização da produção artística brasileira e dos saberes populares.
Natural de João Pessoa (PB), Cátia de França é indicada ao Grammy Latino 2024 com o álbum No Rastro de Catarina, reafirmando seu lugar entre as vozes mais inventivas da música brasileira. Com sete discos lançados entre 1979 e 2024, sua trajetória é marcada por experimentações sonoras, lirismo e parcerias icônicas com artistas como Zé Ramalho, Dominguinhos, Sivuca, Chico César, Elba Ramalho e Bezerra da Silva. Cátia é também escritora, sonoplasta e diretora musical, com uma carreira que transita pelas artes cênicas, visuais e literatura. A palestra na Biblioteca Demonstrativa será uma oportunidade rara de mergulhar em sua trajetória multifacetada, que atravessa décadas e biomas culturais do Brasil.
A abertura do evento contará com a performance poética do poeta e trovador Manoel Cavalcante de Souza Castro, natural de Pau dos Ferros (RN), cuja obra celebra a literatura de cordel e a poesia popular nordestina. Vencedor do título de Magnífico Trovador em Nova Friburgo (2019), Manoel levará ao público suas performances que unem lirismo e oralidade, sempre com um olhar sensível para as narrativas da inclusão.
A mediação será conduzida por Gui Cerradim (Guilherme Rabello), cantor, compositor, violeiro, educador musical e produtor cultural com forte atuação na valorização da cultura popular e do bioma Cerrado. Fundador do coletivo Cerradims, Gui conduz há mais de uma década ações artísticas em espaços públicos, promovendo o encantamento por meio da arte de rua, da música e da poesia.
“Celebrar Cátia de França na Biblioteca Demonstrativa é a materialização de nossa missão, a de enaltecer a literatura brasileira. Cátia é, sem dúvida, o maior ícone da literatura nordestina e do cancioneiro popular contemporâneo”, ressalta Marina Mara, poeta e coordenadora-geral do projeto BDB Cultural.
Com entrada franca sujeita à lotação do espaço, o evento reforça o papel da Biblioteca Demonstrativa como centro de promoção da diversidade artística e do pensamento crítico. Uma celebração da força da música, da palavra e da cultura viva brasileira. A Biblioteca Demonstrativa fica localizada na EQS 506/507, Asa Sul.
Sobre a programação cultural da BDB
Serviço
Fonte: Ministério da Cultura