Botafogo vence LDU com gol relâmpago e leva vantagem mínima para o Equador

Esporte

O Botafogo deu um passo importante na Copa Libertadores ao vencer a LDU por 1 a 0 na noite desta quinta-feira, no Estádio Nilton Santos, em partida válida pela ida das oitavas de final da competição. O único gol do confronto foi marcado pelo atacante Artur, em um lance surpreendente, aos 14 segundos de jogo, garantindo ao Glorioso a vantagem do empate para o decisivo duelo de volta.

O início da partida foi eletrizante e determinou o placar final. Mal a bola rolou, uma falha na saída de bola da defesa equatoriana permitiu que Montoro fosse desarmado próximo à área. Alex Telles, com precisão, levantou a bola na pequena área, e Artur, aparecendo livre, cabeceou para o fundo das redes, pegando todos de surpresa e incendiando a torcida alvinegra.

Com a vantagem precoce, o Alvinegro adotou uma postura mais cautelosa, cedendo espaço à LDU para atrair o adversário e explorar contra-ataques em velocidade. Os visitantes, por sua vez, passaram a controlar a posse de bola e buscaram o empate, principalmente com investidas no ataque. O goleiro John, do Botafogo, teve que intervir aos 12 minutos, em uma grande defesa após voleio de Cornejo. A LDU ainda assustou nos acréscimos do primeiro tempo, quando, após saída em falso de John, Villamil tentou encobrir o goleiro, mas Vitinho, providencialmente, cortou de cabeça na linha do gol, mantendo a vantagem botafoguense.

Na volta do intervalo, o Botafogo apresentou uma queda de ritmo e um aumento no número de erros de passe, permitindo que a LDU ensaiasse uma pressão. Aos 17 minutos, o técnico Davide Ancelotti promoveu mudanças, tirando Montoro e Artur para as entradas de Matheus Martins e Joaquín Correa, buscando renovar o fôlego ofensivo. A equipe equatoriana chegou com perigo aos 23 e 24 minutos, com lances que terminaram em cruzamentos e uma cabeçada rente à trave de John.

Mesmo com as alterações, o Botafogo não conseguiu retomar a agressividade inicial, explorando principalmente a velocidade de Matheus Martins sem conseguir, no entanto, dar sequência às jogadas. A LDU, por sua vez, manteve um bom posicionamento defensivo, neutralizando as tentativas individuais do camisa 11 alvinegro.

Nos minutos finais do segundo tempo, a LDU demonstrou sinais de cansaço, e o Botafogo conseguiu criar as melhores oportunidades. Na mais clara delas, aos 43 minutos, Matheus Martins lançou na área, a zaga desviou, e Joaquín Correa aproveitou o rebote para finalizar de primeira, exigindo uma grande defesa do goleiro Gonzalo Valle, que evitou um placar mais elástico para o time carioca.

O jogo de volta está marcado para a próxima quinta-feira, às 19h (horário de Brasília), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador. O Botafogo terá a vantagem de jogar pelo empate, mas enfrentará o desafio adicional da altitude da capital equatoriana, um fator conhecido por dificultar o desempenho físico de equipes visitantes.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 1 X 0 LDU

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 14/08/2025
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
Assistentes: John Alexander León (Colômbia) e Sebastián Vela (Colômbia)
VAR: David Rodríguez (Colômbia)
Cartões amarelos: Marçal (Botafogo); Mina Caicedo, Cornejo, Gruezo (LDU)
Gol: Artur, a 1 minuto do 1º tempo (BOTAFOGO)

BOTAFOGO: John, Vitinho, Alexander Barboza, David Ricardo (Marçal) e Alex Telles; Marlon Freitas, Danilo (Allan) e Jefferson Savarino (Nathan Fernandes); Artur (Joaquín Correa), Arthur Cabral e Álvaro Montoro (Matheus Martins). Técnico: Davide Ancelotti

LDU: Gonzalo Valle, José Quintero, Mina Caicedo (Dario Aimar), Ricardo Ade e Leonel Quiñónez; Bryan Ramírez (Erique), Gruezo, Gabriel Villamíl e Fernando Cornejo (Alvarado); Lisandro Alzugaray (Pastrán) e Medina (Michael Estrada). Técnico: Tiago Nunes

Fonte: Esportes