Terminou mais um dia dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção, no Paraguai. Nesta terça-feira (12), o Brasil segue liderando o ranking de medalhas. O país subiu ao pódio em esportes como judô, remo, tiro com arco, natação, ginástica rítmica e de trampolim, esgrima e tiro esportivo. Só no judô, foram 14 medalhas, incluindo 11 ouros. Destaque também para as vitórias no tiro com arco, ouro inédito no remo feminino e performances de jovens promessas na natação e ginástica.
Dentre os 363 atletas que representam a delegação brasileira no Paraguai, 284 receberam apoio do programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.
Confira abaixo todas as medalhas conquistadas:
Judô
Mais uma bela campanha do judô brasileiro nos Jogos Pan-Americanos. Nesta terça-feira (12), Jesse Barbosa (-90kg), Dandara Camillo (-78kg), Gustavo Milano (-100kg) e Andrey Coelho (+100kg) conquistaram a medalha de ouro, enquanto Ana Soares (+78kg) ficou com o bronze. Com esses resultados, o judô brasileiro garantiu medalhas em todas as categorias individuais com representantes na competição. No total, foram 14 pódios: 11 ouros, uma prata e dois bronzes.
Remo
As atletas brasileiras Lara Pizarro e Jennifer de Almeida conquistaram a medalha de ouro no Double Skiff feminino, vencendo uma disputa acirrada contra as chilenas Antonia Liewald e Felipa Rosas na grande final. O Brasil também levou o bronze na categoria Oito Com feminino, com a equipe formada por Ana Ferreira, Lara Pizarro, Giulia dos Santos, Jennifer de Almeida, Isabella Gomes, Julia dos Santos, Luiza Nazário, Maria Fuhrmann e a timoneira Kauanne da Silva.
Tiro com Arco
O Brasil encerrou sua participação no tiro com arco com três ouros e uma prata no último dia de competições. Rafael Magalhães foi o primeiro a subir ao lugar mais alto do pódio, vencendo o mexicano Lot Mendez por 144 a 142 na final do arco composto masculino. O segundo ouro veio nas duplas do arco recurvo masculino, com Leonardo da Silva e Miguel Pereira, que derrotaram Ian Pablo Allen e Christian Garcia, da Guatemala, por 6 a 0. Logo depois, Sophia Baptista e Isabelle Trindade conquistaram a prata nas duplas femininas. Isabelle ainda garantiu o terceiro ouro do Brasil no recurvo individual, após a prata conquistada momentos antes.
Ginástica Rítmica
Sarah Mourão conquistou a primeira medalha da ginástica rítmica brasileira nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção, no Paraguai. A ginasta de 15 anos ficou com o bronze no individual geral. Além disso, Sarah e Beatriz Vieira se classificaram para as finais das maças e da fita, que serão disputadas nesta quarta-feira (13).
Tiro Esportivo
O tiro esportivo brasileiro encerrou sua participação com mais quatro medalhas. Nesta terça-feira (12), Caio de Almeida e Ana Beatriz Silva garantiram um lugar no pódio após somarem 557 pontos e terminarem na 4ª posição nas classificatórias. Eles avançaram à disputa pelo bronze contra o México e venceram por 17 a 15. Hussein Daruich e Ellen Mendes também subiram ao pódio na equipe mista. A dupla terminou a primeira fase em 3º lugar, com 104 pontos, e venceu a Guatemala por 40 a 30 na disputa pelo bronze.
Ginástica de Trampolim
Maria Luiza Marcante garantiu a única medalha do Brasil na ginástica de trampolim nos Jogos Pan-Americanos Júnior. Com uma apresentação marcante, a ginasta conquistou o bronze na categoria individual.
Esgrima
A esgrima brasileira encerrou sua participação nos Jogos com quatro medalhas, superando o desempenho da edição de Cali-2021. Ana Beatriz Fraga foi a última atleta a subir ao pódio na modalidade, conquistando o bronze após perder a semifinal para a argentina Catalina Borelli, por 15 a 14.
Natação
Até a publicação deste conteúdo, a natação brasileira já havia conquistado cinco medalhas. Stephanie Balduccini e Guilherme Caribé levaram o ouro nos 100 metros livre. Agatha Amaral foi campeã nos 200 metros peito, enquanto Nichelly Lysy ficou com o bronze na mesma prova. No masculino, Guilherme Camossato garantiu a prata.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte