Brasil compartilha experiência em Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) durante Semana do Turismo no Peru

Turismo

O Ministério do Turismo participou, nesta terça-feira (24), da Semana do Turismo da Universidade de Ciências Aplicadas, em Lima, na República do Peru. A instituição peruana convidou o Brasil para apresentar seu modelo de transformação de destinos, com destaque para experiência brasileira, considerada referência nacional em inovação e sustentabilidade.

A coordenadora-geral de Inovação, Inteligência e Estatísticas do Turismo, Bárbara Blaudt Rangel, representou o MTur no painel dedicado à inovação, levando a experiência brasileira no desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs). Durante sua apresentação, Bárbara abordou como case a cidade de Curitiba (PR), que vem aplicando práticas sustentáveis e de inteligência no turismo, especialmente nas áreas de gastronomia e hotelaria, em sintonia com o tema dos demais palestrantes do encontro.

Na ocasião, Bárbara também reforçou a importância da Rede DTI como um marco para o setor. “Ao reunir destinos e instituições em torno da inovação, reforçamos que a cooperação é essencial para fortalecer o turismo. A Rede transforma conhecimento em práticas concretas e ajuda a tornar o Brasil mais competitivo, sustentável e preparado para os desafios globais do setor”, destacou.

Atualmente, 28 municípios brasileiros já trabalham a transformação inteligente de seus territórios, sendo que 21 deles aplicam a metodologia oficial de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs).

O evento segue até sexta-feira (26) com especialistas, gestores públicos e representantes do setor para debater soluções inovadoras que promovam a competitividade e a sustentabilidade no turismo internacional.

Por Lívia Albernaz 

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo