Brasil Digital, do Ministério das Comunicações, leva canais de TV públicos e gratuitos a Jacarezinho, no Paraná

Geral

O programa Brasil Digital, do Ministério das Comunicações, vai viabilizar transmissões de novos canais públicos em Jacarezinho, município de cerca de 40 mil habitantes localizado no Paraná.

Nesta terça-feira (23), às 9h, ocorreu a inauguração oficial das transmissões de uma nova emissora local e de outros canais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

A população poderá assistir à programação da TV Brasil, que exibirá também programas da TV Educativa do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Estarão disponíveis ainda o Canal Gov, o Canal Educação e o Canal Saúde.

Também está sendo disponibilizado aos moradores de Jacarezinho o sinal da Rede Legislativa de TV, ampliando a diversidade de conteúdos.

Por meio desses canais, os cerca de 40 mil habitantes do município terão mais acesso à informação, cultura, educação, cidadania e prestação de serviço.

Toda a estrutura para a transmissão dos canais foi viabilizada pelo programa Brasil Digital, coordenado pelo Ministério das Comunicações, resultando numa estação de transmissão moderna, com transmissor digital de 250 watts — o que assegura sinal de alta qualidade e cobertura eficiente.

Os recursos são provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – com previsão de R$ 150 milhões – e de recursos arrecadados pelo edital do 4G (R$ 105,5 milhões). A expectativa é beneficiar cerca de 400 municípios em todo o Brasil.

A cidade de Jacarezinho serviu como projeto-piloto do programa, assim como outras 30 cidades do país.

“Nosso objetivo é levar canais públicos ao maior número possível de brasileiros e brasileiras. O Ministério das Comunicações está trabalhando de forma célere e intensa para seguir a orientação do presidente Lula de proporcionar, principalmente aqueles que residem em regiões mais remotas, cada vez mais acesso à informação de qualidade, prestação de serviço, diversão e entretenimento”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Além da veiculação dos conteúdos nacionais da EBC, o IFPR implementará futuramente sua TV Educativa, que terá espaço próprio para produções locais, abrindo novas oportunidades para que estudantes e professores desenvolvam conteúdos que dialoguem diretamente com a realidade e as demandas da comunidade.

Como sintonizar

2.1 – TV Brasil / TV Educativa IFPR
2.2 – Canal Gov
2.3 – Canal Educação
2.4 – Canal Saúde

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

Fonte: Ministério das Comunicações