Brasília (DF) – Logo no primeiro dia da 5ª Reunião ministerial do Conselho da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), realizada em Varsóvia (Polônia), representantes do Brasil e Polônia tiveram um encontro para tratar da cooperação bilateral em políticas de desenvolvimento regional. Representado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o Brasil buscou inspiração nas estratégias polonesas para enfrentar desigualdades territoriais, fortalecer cadeias produtivas locais e impulsionar a industrialização fora dos grandes centros.
A delegação brasileira foi liderada pelo secretário Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Daniel Fortunato, que participou de reuniões bilaterais e mesas temáticas sobre competitividade, governança multinível, ação climática e investimentos eficazes. Do MIDR também estão presentes a coordenadora-geral de Desenvolvimento Regional do MIDR, Lara Amorelli, e a assessora Especial de Assuntos Internacionais, Marina Romão.
Segundo Fortunato, a trajetória da Polônia no enfrentamento de assimetrias regionais tem potencial para dialogar com os desafios brasileiros. “A Polônia tem uma trajetória de superação de assimetrias regionais que pode dialogar profundamente com os desafios do Brasil. Esta troca é valiosa para construirmos soluções mais eficazes e adaptadas ao nosso território”, afirmou o secretário.
OCDE e a Resiliência Regional
A OCDE é a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico e trata-se de um fórum internacional que reúne 38 países membros comprometidos com a democracia, a economia de mercado e políticas públicas voltadas ao crescimento sustentável, à estabilidade econômica e à melhoria da qualidade de vida.
Em sua 5ª edição, a Reunião Ministerial da OCDE sobre Resiliência Regional reúne autoridades de alto nível de países-membros e convidados estratégicos para debater caminhos para o crescimento inclusivo e sustentável. A cooperação Brasil-Polônia foi um dos pontos altos do primeiro dia do evento, reforçando a importância da diplomacia técnica para o aprimoramento de políticas públicas regionais.
Outras Notícias:
Saiba como acessar o microcrédito e fortalecer a renda da sua família no campo
Polos de Agricultura Irrigada são tema do Diálogos de Integração
Programa Água Doce leva dignidade e água potável ao semiárido sergipano
Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional