Brasil e Reino Unido se reúnem para discutir sistemas alimentares e agricultura sustentáveis no contexto da COP 30 e da Aliança Global

Geral

Representantes do Brasil e do Reino Unido, composto por Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales, se reuniram nesta segunda-feira (28.07), durante a Cúpula das Nações Unidas de Sistemas Alimentares (UNFSS+4), em Adis Abeba, capital da Etiópia. O objetivo do encontro foi o de avaliar a colaboração entre as nações no que se refere aos sistemas alimentares e à agricultura sustentáveis e resilientes no contexto da COP 30 e da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

O encontro foi um pedido do Departamento de Relações Exteriores, Desenvolvimento Internacional e Assuntos da Comunidade das Nações do Reino Unido. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e copresidente da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, Wellington Dias, participou da reunião, juntamente com a secretária-executiva adjunta do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Marina Godoi.

Wellington Dias falou sobre a importância da Aliança Global e dos planos de países como a Etiópia, envolvendo a integração da produção de alimentos com as compras governamentais, e solicitou o apoio das nações europeias. “Peço ao Reino Unido que se junte a este plano com os países africanos”, frisou o ministro, que revelou que o Reino Unido prometeu providenciar assistência técnica para as políticas de combate à pobreza.

A secretária-executiva adjunta do MDA pontuou que o governo do Brasil aposta na agricultura familiar para fortalecer os sistemas alimentares sustentáveis e destacou o papel da COP30 neste sentido. “A floresta tem de ser atrativa para que a população permaneça nela. O Programa Floresta Produtiva permite a sobrevivência sustentável. Essa vai ser a maior aposta do MDA para a COP30, além de aumentar o financiamento para este projeto”, explicou.

Também participaram do encontro, Ruth Davis, chefe da delegação do Reino Unido na UNFSS+4, representante especial para Natureza da Secretaria de Relações Exteriores e secretária de Estado para Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais; e Jen Haugen, vice-diretora da Aliança Global, chefe do Departamento de Segurança Alimentar Global, Agricultura e Terra e diretora de Assuntos Humanitários, Migração e Segurança Alimentar do Departamento de Relações Exteriores, Desenvolvimento Internacional e Assuntos da Comunidade das Nações (FCDO) do Reino Unido.

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome