Brasil inicia Copa América com vitória de 2 a 0 sobre a Venezuela

Esporte

O Brasil derrotou a Venezuela por 2 a 0 na noite deste domingo (13), no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito (Equador), em sua estreia na Copa América de Futebol Feminino. Amanda Gutierres marcou no primeiro tempo, e Duda Sampaio fechou o placar no fim da partida. Com o resultado, a seleção brasileira assume a vice-liderança do Grupo B, atrás do Paraguai, que venceu a Bolívia por 4 a 0.

A equipe enfrentou dificuldades com a altitude e a organização da Venezuela, que criou boas chances no início. No entanto, um passe da zagueira Isa Hass para Gio resultou no primeiro gol. Na segunda etapa, apesar do domínio brasileiro, o ataque teve dificuldades até Duda Sampaio marcar o segundo gol, após jogada iniciada por Gio.

Agora, a seleção volta a campo na próxima quarta-feira (16), quando enfrenta a Bolívia, às 18h (horário de Brasília).

Confira outros resultados:

Atletismo
No Grand Prix Sul-Americano de Atletismo, o Brasil voltou ao pódio em mais um dia de competições. O grande destaque foi Ana Carolina de Azevedo, que venceu os 100 m e os 200 m rasos, conquistando duas medalhas de ouro. Lucas da Silva ficou com o bronze nos 200 m rasos masculinos (21s06). No salto em distância, Victor de Assis foi prata (7,75 m) e Gabriel Boza conquistou o bronze. Com isso, o Brasil chegou a dez medalhas em dois dias de evento.

Salto com vara
Neste domingo (13), Juliana Campos venceu o Campeonato Nacional de Clubes de Portugal, 2ª Divisão, alcançando sua melhor marca no salto com vara. A brasileira saltou 4,73 m e garantiu o índice para o Mundial de Atletismo, que será disputado em Tóquio, de 13 a 21 de setembro de 2025.

Foto: Marcello Zambrano/Divulgação/ABRC
Foto: Marcello Zambrano/Divulgação/ABRC

Rúgbi em cadeira de rodas
A Seleção Brasileira de rúgbi em cadeira de rodas está na semifinal da Copa América da modalidade após vencer a Argentina por 60 a 35 neste domingo (13). Com o resultado, obtido no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, o Brasil fechou a fase de grupos na segunda colocação do Grupo B e enfrentará o Canadá, líder do Grupo A, na próxima fase.

Com duas vitórias e uma derrota, o Brasil somou seis pontos na fase classificatória. A equipe volta à quadra nesta segunda-feira (14), às 17h, contra os canadenses, em busca de uma vaga na final. Na outra semifinal, os Estados Unidos enfrentam a Colômbia às 15h.

BMX
No Campeonato Brasileiro de BMX Racing 2025, realizado em Salvador (BA), Paola Reis conquistou seu sétimo título nacional na elite feminina, superando Priscilla Stevaux e Maitê Barreto. Na elite masculina, Pedro Queiroz venceu a prova e garantiu o bicampeonato, com Samuel Pereira e Guilherme Ribeiro em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Paola destacou a emoção de vencer em casa, enquanto Pedro ressaltou a dificuldade da competição e a importância da preparação com seu treinador.

Goalball
O Brasil conquistou o título masculino no Troféu Internacional do Reino Unido de Goalball com sua seleção sub-23, que venceu todos os cinco jogos do torneio. Na final, derrotou a Grã-Bretanha por 13 a 3, encerrando a partida por “game” (diferença de 10 gols). A equipe feminina terminou em quarto lugar. Após ficar em terceiro na fase inicial, perdeu a disputa pelo bronze para a França por 3 a 2.

Foto: Volleyball World
Foto: Volleyball World

Vôlei
A seleção feminina de vôlei do Brasil venceu o Japão por 3 sets a 0 na VNL, em Chiba, garantindo sua 11ª vitória em 12 jogos. O Brasil dominou com um saque agressivo, bloqueio eficiente e ataque bem distribuído, com destaque para Julia Bergmann, maior pontuadora com 15 pontos. A levantadora Roberta também brilhou, com quatro aces. Com 31 pontos, o Brasil lidera provisoriamente a VNL, mas pode ser ultrapassado pela Itália, que ainda enfrenta a Holanda. A equipe aguarda o adversário nas quartas de final, com Estados Unidos, Alemanha e China como principais candidatos.

Paratriatlo
O Brasil subiu duas vezes ao pódio na etapa de Magog da Copa do Mundo de Paratriatlo, realizada neste sábado (12), no Canadá. Letícia Freitas, com sua guia Pâmela Oliveira, conquistou a prata na categoria PTVI feminina com o tempo de 1h10min40s. Erica Rodrigues garantiu o bronze na PTS5 feminina com 1h16min41s, atrás da campeã Grace Norman (EUA) e da francesa Gwladys Lemoussu.

Mundial de Polo Aquático
A seleção brasileira de polo aquático começou bem no Campeonato Mundial, em Singapura, vencendo a equipe anfitriã por 19 a 8 neste sábado (12). Com o resultado, o Brasil lidera o Grupo C pelo saldo de gols. Sob o comando do técnico Thiago Batista, o time teve um bom início, marcando quatro gols em oito chutes no primeiro quarto e controlando o jogo até o fim. A defesa também se destacou, com o goleiro João Pedro Fernandes fazendo dez defesas e sendo eleito o melhor da partida.

O próximo confronto do Brasil será neste domingo (13), às 22h (horário de Brasília), contra os Estados Unidos, que venceram o Canadá por 18 a 9.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte