O Brasil marcou presença de forma estratégica no UPU Global Leaders Summit 2025, realizado durante o 28º Congresso Postal Universal, em Dubai. Representando o país, a secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino, participou do painel “Moldando as prioridades de amanhã: um painel de líderes”, ao lado de representantes dos Estados Unidos, da Mongólia e da International Post Corporation (IPC).
Em sua fala, Faustino destacou a modernização do marco regulatório postal brasileiro, com a recente edição do Decreto nº 12.464/2025, que atualiza a Lei Postal de 1978. O novo regulamento reforça o papel dos Correios em situações de calamidade pública e alinha o setor às melhores práticas internacionais.
“A modernização da legislação brasileira demonstra o nosso compromisso em alinhar o setor postal às melhores práticas internacionais. Estamos construindo um marco regulatório mais eficiente, que fortalece a competitividade, amplia a conectividade e garante que os serviços postais continuem cumprindo um papel estratégico para a população e para o desenvolvimento econômico do país”, afirmou Sônia Faustino.
O Brasil também apresentou seu compromisso com a inovação tecnológica, a inclusão social e a sustentabilidade, ressaltando a importância do setor postal para apoiar o comércio eletrônico, a logística e a integração regional.
O Fórum reuniu autoridades de governos, reguladores, operadores e líderes do setor postal. Ao longo de três painéis, os debates abordaram as tendências para o futuro do setor postal na era digital, a importância das parcerias público-privadas para ampliar inovação e inclusão e medidas concretas para implementar o conceito de ‘Post 2.0’, um ecossistema capaz de impulsionar comércio eletrônico, logística e serviços digitais.
SOBRE O UPU
O UPU Global Leaders Summit reuniu autoridades de 192 países para debater tendências do setor na era digital, discutir parcerias público-privadas e implementar o conceito de “Post 2.0”, modelo que integra logística, serviços digitais e comércio eletrônico.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Fonte: Ministério das Comunicações