A Caixa Econômica Federal, iniciou nesta quarta-feira (14), a liberação do saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), para as pessoas vítimas da enchente do Rio Acre de 2025 e que tenham saldo em conta.
O coordenador municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou os critérios para o saque do benefício e de como o cidadão, vítima das enchentes, deve proceder para ter direito ao saque.

“Depois que a Defesa Civil fez todo o levantamento e o mapeamento da cidade, nas áreas que foram alagadas, nós fomos até o prefeito Tião Bocalom, ele assinou toda a documentação e encaminhamos para a Caixa e a Caixa fez a liberação exatamente no dia de hoje, 14 de maio, e vai perdurar até o dia 17 de junho. Então, quem faz jus a esse tipo de benefício são àquelas pessoas que são celetistas e que foram realmente afetadas pela inundação do Rio Acre em 2025”.
Falcão explicou ainda, que todo requerimento do saque do FGTS, deve ser feito pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal, de forma online no endereço eletrônico www.caixa.gov.br e em caso da necessidade do celetista, vítima da enchente, tenha dificuldade em comprovar o seu endereço, só então deve procurar a Defesa Civil Municipal para pegar uma declaração de comprovação de residente em área afetada.
“A Caixa deve analisar em 48 horas, no máximo, e vai devolver para o usuário deferido ou indeferido. Caso tenha sido indeferido, esse usuário precisa procurar a agência da Caixa Econômica Federal, através do superintendente Ismael, e eles vão dizer o motivo pelo qual foi indeferido. Se, por acaso, ter sido indeferido por falta de comprovação de endereço e também porque o seu endereço não está no mapeamento da Defesa Civil, essa pessoa pode procurar a Defesa Civil da Prefeitura de Rio Branco, que nós faremos uma declaração que substituirá o comprovante de endereço e com isso vai habilitar essa pessoa a fazer o saque do FGTS”.
Os pré-requisitos para o saque do FGTS no caso específico para vítimas da enchente são:
1-Ser vítima da inundação de 2025;
2-O seu endereço estar na relação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil;
3-Ter saldo em conta do FGTS;
4-Não ter sacado o FGTS há pelo menos 12 meses;
5-Comprovante de endereço atualizado dos últimos 3 meses.
O valor do saque do fundo pode chegar até no máximo R$ 6.220 reais.