Autoridades do cenário esportivo e atletas de várias modalidades esportivas e admiradores do esporte prestigiaram a sessão solene realizada nesta terça-feira (15), na Câmara dos Deputados, em homenagem ao Dia Nacional do Esporte, data celebrada em 23 de junho. Além da solenidade, o setor comemorou também a aprovação na segunda-feira (14) do Projeto de Lei que tornará a Lei de Incentivo ao Esporte permanente.
Proposta pelos deputados Luiz Ovando (PP/MS) e Laura Carneiro (PSD/RJ), a sessão ao Dia do Esporte evidenciou nas falas, depoimentos e vídeos o poder transformador do esporte na vida das pessoas, dos campeões olímpicos e paralímpicos, como também na vida de ex-atletas e de parlamentares
presentes, segundo eles, graças à força do esporte.
Nas palavras da secretária-executiva adjunta, Cynthia Mota, do Ministério do Esporte, representante do ministro do Esporte, André Fufuca, o esporte é muito mais do que competição. É inclusão, saúde, educação, cidadania e, sobretudo, esperança. “Nos campos, mares, quadras, pistas e piscinas de todo o Brasil, milhões de crianças e jovens encontram não apenas o lazer, mas também uma oportunidade de construir um futuro melhor. Investir no esporte é investir em políticas públicas que promovem o bem-estar físico e mental, combatem a evasão escolar, afastam nossos jovens da violência e fortalecem valores como disciplina, respeito e solidariedade”, afirmou.
A secretária enfatizou ainda, o poder da potência esportiva que é o Brasil: “Somos um povo apaixonado, vibrante, talentoso. Mas ainda enfrentamos enormes desigualdades no acesso ao esporte. É dever do Estado garantir que todos — independentemente de origem, gênero, condição social ou local de nascimento — tenham o direito de praticar e se desenvolver por meio do esporte”, concluiu Cynthia, que também parabenizou a todos pela aprovação do projeto de Lei de Incentivo ao Esporte.
“Este é um momento que o Brasil volta os seus olhos para a magnitude que é o esporte. O esporte exerce seu poder sobre a saúde, a educação e a coesão social, o esporte resgata vidas e molda caracteres, além de dar direção a quem nasceu cercado pela adversidade. O esporte é política pública que educa, protege, transforma, ensina respeito, disciplina, tolerância, cooperação, é remédio contra a violência, é prevenção de doenças, é inclusão. O esporte salva e salva com humildade, é ativo saudável que mantém o idoso vivo e com autonomia, fortalece o cérebro e o espírito, e ajuda a cuidar de quem cuidou de nós”, afirmou o deputado Luiz Ovando, ao associar os valores do esporte a uma passagem bíblica, quando o apóstolo Paulo fala aos Coríntios.
“Estou orgulhoso em participar desse marco histórico. O esporte olímpico sempre vai estar junto com todos os outros. A luta pelo esporte é incansável, temos aqui gerações distintas que cumpriram o seu papel. Estamos aqui hoje para celebrar e dar continuidade a esse trabalho”, disse o representante do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) Emanuel Araujo.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte