Campo Grande encerra as oficinas regionais do PlaNAU

Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) encerrou nesta terça-feira, 8, o ciclo de oficinas regionais do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU).  O encontro reuniu mais de 150 representantes de cerca de 20 municípios, incluindo representantes de governos estaduais e municipais, sociedade civil, academia e setor privado para debater soluções e estratégias para cidades mais verdes e resilientes, consolidando um movimento inédito de construção participativa no país.

Na programação, os participantes discutiram diagnósticos regionais, boas práticas, mecanismos de financiamento, governança e estratégias de arborização adaptadas às características do Centro-Oeste.

A coordenadora-geral de Adaptação dos Ambientes Urbanos à Mudança do Clima do MMA, Jennifer Viezzer, destacou que que o objetivo do PlaNAU é trabalhar de forma coordenada e estratégica para aumentar a cobertura das árvores nas cidades, mas com atenção às especificidades regionais e seus biomas e ecossistemas.   “Entendemos que a arborização e o seu protagonismo devem ficar com os municípios e ser tratada localmente, mas a gente quer coordenar as atividades, as ações dos municípios, dos estados e dos outros setores da sociedade, compartilhando responsabilidades, agora pela primeira vez também em âmbito nacional”, afirmou.

O PlaNAU tem o objetivo de expandir a arborização nas áreas urbanas para promover a biodiversidade, os serviços ecossistêmicos, o enfrentamento à emergência climática e a qualidade de vida da população. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o plano será apresentado na próxima Convenção sobre as Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (COP 30), que ocorrerá em novembro em Belém, no Pará.

Presença nas cinco regiões

Entre os meses de junho e julho foram realizados encontros com agentes públicos locais, pesquisadores, profissionais da área ambiental e representantes das organizações da sociedade civil e de estados e municípios a fim de debater o aumento da cobertura vegetal nas cidades.

Segundo o MMA, no total as cinco oficinas regionais contaram com aproximadamente 640 participantes. A primeira oficina foi realizada em Campinas (SP), pela região sudeste, em 10 de junho. Depois, em Manaus (AM), região norte, em 17 e 18 de junho; Curitiba, região sul, 24 e 25 de junho; e Recife, região nordeste, em 4 de julho.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA

imprensa@mma.gov.br

(61) 2028-1227/1051

Acesse o Flickr do MMA

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima