Capacitação sobre as mudanças no sistema e-Agendas reúne 150 participantes do Sistema MinC

Cultura

Na última sexta-feira (19), assistentes técnicos de todo o Sistema MinC participaram de uma capacitação sobre os novos recursos e funcionalidades do sistema e-Agendas, plataforma disponibilizada pela Controladoria-Geral da União (CGU). A ação formativa, que contou com aproximadamente 150 participantes, foi uma iniciativa da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério, no âmbito do Programa de Integridade, em parceria com a Coordenação de Gestão da Integridade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A capacitação foi conduzida por Cláudia Marcolino, do Iphan, que detalhou as principais alterações do sistema. Entre as novidades do e-Agendas 2.0 estão o check-in via QR-Code, que facilita e dá mais confiabilidade ao registro de presença das autoridades públicas; a integração com o Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP), permitindo acesso direto às informações de viagens no Portal da Transparência; e a integração com o SIAPE, que aprimora a identificação dos agentes públicos e agiliza os registros.

A Coordenadora de Gestão de Integridade do Iphan, Luiza Caldas, destacou a importância da parceira entre o Iphan e o MinC, possibilitando que as ações realizadas alcancem um público mais amplo. Já o Chefe da Assessoria de Planejamento Estratégico e Inovação do Iphan, Paulo Fabrício Dorneles, reforçou as medidas adotadas pelo Iphan, que implantou o sistema também nas Superintendências estaduais.

No âmbito do Ministério da Cultura, a transparência de agendas é monitorada pela Assessoria Especial de Controle Interno, que disponibiliza relatórios mensais para que os gestores acompanharem a tempestividade na divulgação dos compromissos.

Esta é a segunda ação do gênero promovida recentemente pelo Integridade em Cena. No dia 8 de setembro, o Coordenador-Geral de Prevenção a Conflito de Interesses da CGU, Luis Campos, proferiu uma palestra sobre o tema, destacando a importância da transparência na gestão de agendas públicas como ferramenta para a prevenção de conflitos de interesses.

As iniciativas reforçam o compromisso do Ministério da Cultura com a integridade e a adoção das melhores práticas de transparência, assegurando que seu corpo técnico esteja sempre atualizado em relação aos instrumentos e procedimentos que garantem a ética e a lisura da administração pública.

Fonte: Ministério da Cultura