Caravana do Agro Exportador reforça internacionalização durante a ExpoGenética 2025

Agronegócio

A Caravana do Agro Exportador foi destaque na programação da 18ª ExpoGenética, realizada na última semana no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). O encontro reuniu representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), produtores rurais, pesquisadores, estudantes, lideranças setoriais e adidos agrícolas brasileiros.

Promovida de forma presencial no Salão Internacional do Brazilian Cattle e transmitida ao vivo pela ABCZ TV, a iniciativa contou com cerca de 100 participantes no local e acompanhamentos simultâneos pela internet.

De maneira remota, os adidos agrícolas Ângelo de Queiroz Maurício (Índia) e Sílvio Luiz Rodrigues Testaseca (Bangladesh) destacaram o potencial e as oportunidades para o comércio de genética animal e outros produtos com aqueles países. O pesquisador do Cepea/ESALQ-USP, Thiago Bernardino de Carvalho, apresentou projeções sobre o mercado pecuário nos próximos anos. Também participou o auditor fiscal federal agropecuário do Mapa em Uberaba, Fernando Silva Santos, que abordou aspectos técnicos de acordos sanitários aplicados ao comércio internacional de animais vivos e material genético.

“A Caravana vem se consolidando como uma das principais iniciativas de promoção da cultura exportadora, orientando empresários do agro para o comércio internacional”, afirmou Ângela Pimenta Peres, diretora do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Mapa.

Os debates trataram de oportunidades comerciais, tendências de consumo e perspectivas de exportação de genética zebuína e outros produtos agropecuários. Segundo o adido Ângelo Maurício, a Índia figura hoje entre os principais compradores da tecnologia genética brasileira. Já Sílvio Testaseca reforçou o potencial de crescimento em Bangladesh e destacou a relevância de intensificar ações de cooperação.

A atividade integrou a programação da 18ª ExpoGenética no âmbito do programa Agro Sem Fronteiras, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), voltado à promoção comercial e diversificação de mercados para o agronegócio brasileiro.

Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária