Nesta quinta-feira (11), o Governo do Brasil começou no Maranhão mais uma edição da Caravana Federativa. O evento tem como objetivo ampliar o acesso da população às políticas públicas e fortalecer o pacto federativo entre União, estados e municípios. O ministro do Esporte, André Fufuca, foi um dos representantes do governo e anunciou a implantação de novos equipamentos esportivos no estado, como as Arenas Brasil e mais Núcleos do programa TEAtivo. O evento vai até a tarde desta sexta-feira (12).
“Hoje o Maranhão realiza a maior Caravana Federativa de todas. Graças ao apoio do presidente Lula, temos mais de 600 Arenas Brasil em construção em todo o país, e iremos empenhar mais de 40 arenas no Maranhão. É uma ação importante para os municípios e para o desenvolvimento do esporte”, afirmou.
O ministro anunciou também a ampliação do programa TEAtivo no estado. “O programa é pioneiro no país. Foi o primeiro projeto de atividade física específico para crianças e adolescentes com transtorno do espectro do autismo, já estamos presentes em capitais do Nordeste e do Norte. E no Maranhão, teremos mais 20 unidades, levando esperança e dignidade para milhares de famílias”, completou.
Fufuca lembrou que a orientação do presidente Lula foi de que o Ministério do Esporte estivesse próximo da população em todas as regiões. “Desde o início, fiz questão de atender prefeitos, lideranças e comunidades, ouvindo demandas da capital à zona rural. Quero ser lembrado como o ministro maranhense que mais trabalhou pelo meu estado”, disse.
Também participaram da agenda os ministros Wolney Queiroz (Previdência Social) e Márcia Lopes (Mulheres), além do chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo. O governador do estado, Carlos Brandão, secretários e parlamentares marcaram presença.
Outras entregas no Maranhão
Além do esporte, a Caravana Federativa promoveu a assinatura de convênios e repasses de programas de diversos ministérios:
- Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA): entrega de máquinas agrícolas pelo Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq).
- Ministério das Comunicações: distribuição de kits do Programa Brasil Antenado para 46 cidades do Maranhão, beneficiando quase 170 mil pessoas.
- Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI): cessões de imóveis para órgãos e entidades no estado, incluindo a Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP), o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e a Justiça Federal em Balsas; além da implantação de uma Cozinha Solidária em parceria com a entidade Cidadania Contra a Fome.
- Ministério de Minas e Energia (MME): apresentação do cronograma de Leilões de Transmissão até 2027 e do Plano de Outorgas de Transmissão (POTEE) – Nordeste.
- Ministério do Meio Ambiente (MMA): divulgação dos principais resultados do Inventário Florestal Nacional referentes ao Maranhão.
A iniciativa itinerante do governo leva aos estados representantes de ministérios e bancos públicos para o atendimento a prefeitos e gestores locais que desejam ampliar a participação dos municípios nos programas federais.
Todos os ministérios mantêm um espaço para auxiliar os visitantes e apresentar os programas do Governo. No estande do MEsp, o público pode encontrar as ações voltadas aos atletas, obras e infraestruturas esportivas, Lei de Incentivo ao Esporte, assessoria parlamentar e outras.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte