Caravana Federativa: MinC e Iphan realizam 470 atendimentos a gestores públicos e sociedade civil em São Luís

Cultura

Mais de 470 atendimentos de suporte técnico, exposição de informações, elucidação de dúvidas e detalhamento de políticas culturais do Governo Federal. Esse é o balnaço de serviços prestados no estande compartilhado entre Ministério da Cultura (MinC) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Caravana Federativa do Maranhão, realizada em São Luís nos dias 11 e 12 de setembro.

Ao longo dos dois dias, a equipe técnica do MinC e da superintendência do Iphan no Maranhão esteve à disposição de gestores públicos, parlamentares e sociedade civil, promovendo a aproximação entre políticas federais e gestores locais.

A secretária adjunta de Cultura da cidade de Barra do Corda (MA), Tamara Pinto, passou pelo estande do MinC em busca de informações sobre a política de museus. Ela garante que saiu satisfeita. “Eu fui muito bem atendida. Peguei informações e contatos, tudo que eu podia querer e procurar para saber mais sobre a questão dos museus”, disse.

Izângela Carvalho está no primeiro ano de gestão à frente da secretaria de Cultura de Vitorino Freire (MA). Para ela, o contato direto com dirigentes do MinC e do Iphan foi muito significativo. “Foi uma experiência muito positiva, eu achei o estande muito rico em informações e em materiais também, muito esclarecedor. Para mim, que sou gestora nova, foi muito bom. Só tenho a agradecer”, declarou.

Oficina

Além do suporte técnico prestado no estande de atendimento, a Pasta promoveu a oficina As políticas do MinC e a nacionalização da cultura: diálogos para o fortalecimento do pacto federativo, que reuniu 60 pessoas para debater caminhos de implementação das principais políticas públicas de cultura no país.

Para a diretora de Articulação e Governança do MinC, Desiree Tozi, que participou da atividade, o resultado foi positivo e aponta caminhos para consolidação do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

“Em dois dias, conseguimos orientar gestores de todas as regiões do estado, ouvir as demandas e trabalhar na construção de soluções conjuntas. Esses momentos são fundamentais para fortalecer os laços, tanto entre os próprios gestores do estado do Maranhão, como entre eles e o Ministério da Cultura”, avaliou.

O chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do MinC, Amauri Teixeira, acredita que a Cultura, por meio das oficinas que está promovendo nas Caravanas, demonstra a força que tem nos territórios.

“A nossa oficina foi a mais cheia, a mais participativa, a mais interativa. Além disso, o nosso estande foi muito visitado. A cultura tem uma força que poucas áreas têm”, afirmou.

MovCEU

O programa Territórios da Cultura também foi detalhado pelos representantes do MinC, que tiraram dúvidas sobre CEU da Cultura, MovCEU e CEU das Artes – equipamentos que integram um conjunto de iniciativas do Ministério voltado à ampliação e descentralização da oferta de espaços culturais.

Um carro do MovCEU, adquirido pela Secretaria Estadual de Cultura do Maranhão com recursos federais do MinC, ficou exposto no local dos atendimentos e atraiu grande público para visitação. O coordenador do Escritório Estadual do Ministério no Maranhão, Paulo Sabá, avalia que o evento foi melhor que o esperado.

“A Caravana Federativa superou todas as nossas expectativas, sendo um momento extremamente proveitoso de apresentar as políticas do Ministério em curss. Com a exposição do MovCEU, os prefeitos e demais gestores de cultura puderam conhecer esse importante equipamento cultural, destinado às pequenas cidades do estado”, afirmou.

Caravana Federativa

Iniciativa do Governo Federal, a Caravana Federativa aproxima União, estados e municípios, oferecendo apoio direto a gestores públicos e representantes da sociedade civil. No Maranhão, a ação reuniu mais de nove mil gestores de 206 dos 217 municípios do estado.

O evento, organizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, levou dezenas de órgãos federais para a capital maranhense, prestando mais de três mil atendimentos em dois dias.

Fonte: Ministério da Cultura