Caravana Pé-de-Meia oferece serviços a estudantes em Salvador

Educação

Nesta sexta-feira, 1º de agosto, a Caravana Técnico-Pedagógica do programa Pé-de-Meia, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), iniciou atendimentos à comunidade escolar em Salvador (BA). A atividade, que acontece até sábado (2), busca tirar dúvidas dos estudantes sobre o programa e suas regras, coletar propostas para melhorias e promover a escuta ativa dos participantes da política. 

Abrindo o dia, os alunos participaram de uma palestra formativa sobre educação financeira com a educadora Nathália Rodrigues, conhecida como Nath Finanças. Na área externa do Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella (CEEINFOR), escola que sediou a programação, foram realizados ainda cerca de 400 atendimentos por parceiros do MEC na execução do programa, que prestaram serviços de tira-dúvidas e solução de problemas, e por outras instâncias públicas, que também ofertaram atendimento para a promoção da cidadania. 

“Ontem eu estive na reunião que a equipe do Pé-de-Meia fez com as lideranças estudantis, porque sou líder de sala, da escola e da gestão democrática do meu colégio. Esse evento está sendo muito bom, especialmente para os alunos que não têm acesso fácil a vários serviços, como a Receita Federal, ou tirar o e-título de eleitor, mas também para tirar dúvidas do Pé-de-Meia. Aqui na caravana consegui verificar meu login do Gov.br e verificar minha situação no programa”, conta Everton Brito, estudante do 1º ano do ensino médio no Colégio Aliomar Baleeiro. Segundo ele, a poupança está sendo muito útil para famílias em situação de vulnerabilidade social: Manter os alunos nas escolas é essencial”. 

O evento também ofertou capacitação e apoio técnico para os agentes do programa que atuam nas secretarias de educação e na Rede Nacional de Implementação do Programa Pé-de-Meia (Renapem), contribuindo para que a política seja colocada em prática com qualidade e participação, em todo o país. Além disso, a iniciativa ofereceu formação para gestores escolares sobre protocolos de alertas preventivos contra o risco de evasão escolar e ações para a melhoria do aprendizado, de forma a proteger trajetórias escolares dos estudantes do ensino médio. 

A cerimônia de abertura contou com a presença da secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito; e da diretora de Incentivo a Estudantes da Educação Básica do MEC, Marisa de Santana da Costa. 

Pé-de-Meia – Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. Seu objetivo é democratizar o acesso à educação e reduzir a desigualdade social entre os jovens, estimulando a mobilidade social. Os estados, os municípios e o Distrito Federal prestam as informações necessárias à execução do incentivo, possibilitando o seu acesso aos estudantes matriculados nas respectivas redes de ensino. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)  

Fonte: Ministério da Educação