Chegou agosto, mês do Salão Nacional do Turismo

Turismo

O setor turístico brasileiro inicia agosto com grandes expectativas por mais um Salão do Turismo, o maior evento do setor, realizado pelo Ministério do Turismo. A próxima edição, que se aproxima, será realizada entre os dias 21 e 23 deste mês, no Distrito Anhembi, em São Paulo, e irá oferecer ao público diversas experiências imersivas, gastronomia típica de todas as regiões do país, debates com gestores públicos e privados, ofertas e promoções para viagens. A entrada é gratuita.

“Agosto chegou e as nossas expectativas são as melhores possíveis para este Salão do Turismo. Tenho certeza de que o público ficará extremamente satisfeito com tudo que estamos preparando para o evento. Quem quiser programar a próxima viagem, poderá fazer no Feirão, quem quiser fazer negócios, poderá realizar também dentro do evento, quem quiser experimentar comidas típicas e conhecer outras culturas brasileiras, poderá fazer no Salão”, destaca o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Começando pelas oportunidades, um dos grandes destaques do Salão será o Feirão do Turismo “Conheça o Brasil”, que trará para o público uma chance perfeita para planejar e comprar sua próxima viagem com ofertas e descontos especiais em pacotes, passagens e hospedagens. Após os dias de evento presencial, o feirão continuará de forma online, com abrangência nacional, até o dia 27 de agosto.

Ao todo, 54 empresas estarão com estandes montados dentro do evento, oferecendo descontos aos visitantes. Além disso, até o dia 27 de agosto, mais de 100 empresas irão ofertar condições especiais aos consumidores no formato virtual.

O Salão também será palco para debates sobre as atividades do setor turístico. O 2º Seminário Nacional de Regionalização do Turismo reunirá gestores públicos e privados para discutir políticas, os avanços do Mapa do Turismo Brasileiro e para apresentar cases de sucesso, aprimorar a comunicação e fortalecer a implementação da política de regionalização em todo o país.

Além disso, o Espaço de Sustentabilidade dará destaque a iniciativas que mostram como é possível aliar desenvolvimento e preservação, enquanto a Experiência Hostel irá recriar o ambiente colaborativo deste tipo de hospedagem, mostrando suas vantagens aos viajantes.

Os sabores regionais do Brasil também estarão disponíveis para quem quiser aproveitar. No total, 69 expositores irão compor o Mercadão da Agricultura Familiar, um dos espaços mais aguardados do evento. A iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), permitirá que produtores rurais apresentem ao público mais de 300 produtos, como queijos, geleias, cervejas, farinhas, cafés, vinhos, plantas medicinais, biscoitos, chocolates e azeites, entre outros, disponíveis para venda.

CIDADE SEDE

Em homenagem à cidade de São Paulo, sede da edição 2025 do Salão do Turismo, o Ministério do Turismo batizou os pavilhões do evento com nomes de pontos turísticos paulistanos. A jornada do público começa pelos portais “Ponte Estaiada” e “MASP”, passa pelo “Parque Ibirapuera” — espaço institucional do MTur —, segue pela vibrante “Vila Madalena”, onde agências e operadoras oferecem pacotes de viagem, e chega ao “Mercadão de Pinheiros”, com sabores e produtos regionais de todo o Brasil. Já o “Núcleo do Conhecimento”, inspirado no interior paulista, será palco de oficinas, painéis e debates voltados ao fortalecimento do setor.

Marco Guimarães

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo