Vivências com Banda Cabaçal, Teatro Popular de Bonecos, aprendizagem com artesões, rezadeiras e brincantes, com capoeiristas e bacamarteiros. Com essa miscelânia de culturas e tradições, o Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe (CE) realiza dois novos encontros, nos dias 13 e 14 de maio de 2025.
A programação das aulas-espetáculo terá início às 8 horas com a apresentação na Faculdade de Medicina (campus Barbalha), e a presença da Mestra Cida; seguindo às 10 horas, Mestre Eguinaldo; às 14h, Mestre Carlos Gomide; e às 16h com o Mestre José Nilton.
Na quarta-feira (14), as atividades continuam na Praça da Igreja do Rosário, Barbalha (CE). As aulas-espetáculo terão início às 14 horas, com Mestre Chico Ceará e às 16h, com Mestre Epitácio. As aulas são livres, gratuitas e com acessibilidade em Libras. Haverá lista de presença para a emissão de certificados.
- Foto: Acervo UFCA
A proposta é de que sejam realizadas 40 aulas-espetáculo, entre os meses de abril e julho de 2025. A primeira delas ocorreu no dia 23 de abril, com duas referências: Mestra Dora (Trançado com Fibras) e Mestre Dodô (Reisado São Francisco).
Ciclo de Saberes
A ação visa promover a valorização e a preservação dos saberes tradicionais, estimulando e realizando ações, em diversas linguagens artísticas, que fortaleçam a relação entre Educação, Ciência e Cultura. Assim, compreendendo as artes e ofícios dos Mestres da cultura como expressões e manifestações da cultura brasileira que precisam ser transmitidas em ambientes diversos de Educação.
O projeto é uma iniciativa da Universidade Federal do Cariri (UFCA), com a condução a cargo da Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA), do Ministério da Cultura (MinC), por meio das secretarias de Formação Livro e Leitura (Sefli) e de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), com o apoio institucional Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), além dos apoios do Instituto Dragão do Mar (IDM) e da Vila da Música.
Cultura e Educação
O projeto começa com uma iniciativa no Ceará, mas deve, por meio de parceria junto ao Ministério da Educação (MEC) visando a promoção da diversidade e da cidadania cultural, se espalhar por outras universidades e regiões do país.
O MinC criou uma rede junto ao MEC, que é a rede das Universidades Federais que atuam com o título Notório Saber, para ampliar o número de Mestras e Mestres reconhecidos com essa titulação no Brasil, mas, para além do título, ter ciclos de saberes em outros lugares, com parcerias em outras universidades brasileiras.
Em junho de 2024, durante evento de lançamento do projeto, houve a assinatura do Memorando de Entendimento entre MinC, UFCA e Secult Ceará para implementação de políticas públicas de cultura na região do Cariri Cearense, e ações articuladas para formalização do Ciclo de Saberes dos Mestres da Cultura da Chapada do Araripe e suas respectivas parcerias.
Serviço
Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe (CE)
Data: 13 de maio
Horários: 8h – Mestra Cida (Rezadeira);
10h – Mestre Eguinaldo (Banda Cabaçal);
14h – Mestre Carlos Gomide (Teatro Popular de Bonecos);
16h – Mestre José Nilton (Artesão e Brincante)
Data: 14 de maio
Horários: 14h – Mestre Chico Ceará (Capoeira)
16h – Mestre Epitácio (Bacamarteiro).
Fonte: Ministério da Cultura