Brasília (DF) – A capital federal sediou, no mês de maio, o Encontro Latino-Americano sobre Governança Metropolitana, que reúne, além de autoridades brasileiras, representantes de regiões metropolitanas de diversos países como Argentina, Colômbia, México, El Salvador e Costa Rica. O evento, promovido pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), em parceria com o Ministério das Cidades e a Área Metropolitana de Barcelona (AMB), teve como foco discutir soluções conjuntas para os principais desafios urbanos contemporâneos.
O encontro, parte do projeto Governança Federativa Metropolitana, serviu de espaço estratégico para debater modelos de governança metropolitana e políticas de mobilidade urbana, habitação, saneamento, mudanças climáticas e planejamento territorial. Os participantes destacaram a importância da gestão compartilhada entre União, estados e municípios como caminho para promover o desenvolvimento urbano sustentável e políticas públicas mais eficazes. “A troca de experiências é um passo fundamental para construirmos pontes de colaboração e solidariedade institucional, pensando na resolução de problemas comuns das áreas metropolitanas. A magnitude disso supera as capacidades de resolução por um único município, por isso o esforço precisa ser conjunto”, afirmou o coordenador-Geral de Fortalecimento das Capacidades Governativas do Ministério das Cidades, Marcel Sant’anna.
Durante os três dias de programação, foram realizadas apresentações internacionais, mesas redondas e oficinas colaborativas, nas quais os representantes compartilharam experiências e desafios em comum. A proposta buscou fomentar o aprendizado coletivo e a construção de soluções integradas que possam ser aplicadas em diferentes contextos metropolitanos da América Latina.
Entre os principais resultados ao final do encontro, a identificação de fragilidades comuns nos marcos legais e nos mecanismos de financiamento das regiões metropolitanas, além da necessidade de fortalecer a cooperação interinstitucional, se destacaram. Os debates também contribuíram para a formulação de uma agenda internacional com estratégias voltadas à promoção da governança metropolitana.
A tendência é de que a agenda em construção seja levada a outros continentes, com encontros previstos na Europa e na África. A expectativa é consolidar as propostas discutidas em um documento final, a ser pactuado em outubro, na cidade de Barcelona, com o objetivo de submetê-lo à ONU-Habitat como a primeira resolução global sobre o tema.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br
Fonte: Ministério das Cidades