“Com a Unidade Móvel Odontológica, o atendimento vai ser mais rápido, perto de casa e sem tantos gastos”, afirma moradora de Capão Bonito (SP)

Saúde

As 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOM), entregues nesta quinta-feira (21), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante cerimônia em Sorocaba (SP), chegarão aos 400 municípios contemplados pelo Novo PAC Saúde. Os veículos vão garantir atendimento em saúde bucal a quem vive longe dos grandes centros. Capão Bonito, município localizado a 230 km de São Paulo, receberá uma das unidades.

Cada unidade odontológica móvel conta com um consultório completo: cadeira odontológica, raio-x, equipamentos para procedimentos de atenção básica e equipe formada por dentista e auxiliares. O objetivo é oferecer cuidado integral em saúde bucal, reduzindo tempo de espera e aproximando o Sistema Único de Saúde (SUS) da população que mais precisa.

Com aproximadamente 48 mil habitantes, Capão Bonito tem uma das maiores extensões territoriais do estado de São Paulo, com bairros localizados a até 50 minutos da área urbana. Muitas pessoas enfrentam dificuldade em acessar os serviços de saúde bucal, o que reforça a importância da nova estrutura.

Para a secretária de Saúde de Capão Bonito, Andrea Cristiane dos Santos, “a unidade garantirá desde o tratamento até a reabilitação estética do sorriso, fortalecendo a autoestima da população e prevenindo doenças”. O município já conta com ações do Brasil Sorridente, mas a secretária reforça que a chegada da UOM vai ampliar o acesso, principalmente para a população da zona rural e comunidades sem equipamentos odontológicos fixos.

Moradora do bairro Proença, em Capão Bonito, Maria Eunice de Abreu, percorria cerca de 30 quilômetros até conseguir atendimento odontológico. “É uma viagem longa e cara. Muitas vezes, a gente depende de carona ou de ônibus. Com a unidade indo até os bairros, vai ser muito mais fácil, principalmente para as crianças e idosos”. 

Foto: Igor Evangelista/MS
Foto: Igor Evangelista/MS

A agente comunitária de saúde Lucimara Proença, moradora do bairro Formigas, conta que muitos pacientes precisam gastar até R$ 180 de táxi para conseguir uma consulta. “Com a unidade móvel, esse problema acaba. Vai facilitar muito para quem não tem transporte e não pode faltar ao trabalho. As crianças não vão precisar perder um dia inteiro de aula para passar no dentista”.

Foto: Igor Evangelista/MS
Foto: Igor Evangelista/MS

Mais dignidade e cuidado

“Quando a gente vem para a cidade, precisa gastar com transporte, alimentação e ainda enfrentar demora para conseguir consulta. Com a unidade móvel, isso muda: o atendimento vai ser mais rápido, perto de casa e sem tantos gastos. Para as famílias simples, com crianças pequenas, essa chegada vai facilitar muito a nossa vida.”
Kaethilyn Souto Costa, dona de casa, mãe de uma menina de 2 anos e de um bebê de 1 mês, moradora do bairro Mato Pavão

Foto: Igor Evangelista/MS
Foto: Igor Evangelista/MS

“Somos o quinto maior município em extensão territorial do estado de São Paulo. Com a unidade odontológica móvel, poderemos levar atendimento a regiões afastadas, garantindo procedimentos básicos como consultas, raio-x e tratamentos odontológicos completos. É uma grande conquista para a nossa população.”
Fabrício Narciso Olivati, cirurgião-dentista da Estratégia Saúde da Família

Foto: Igor Evangelista/MS
Foto: Igor Evangelista/MS

“Muitas pessoas não têm transporte para vir até a cidade. Agora, nós vamos até elas, fazendo busca ativa e oferecendo tratamento mais próximo de casa. Isso muda muito a qualidade da saúde bucal da população.”
Fabiana Mendes da Costa, auxiliar de saúde bucal

Foto: Igor Evangelista/MS
Foto: Igor Evangelista/MS

Edjalma Borges
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde