Com apoio do Ministério do Esporte, começam na Alemanha os Jogos Universitários Mundiais de Verão 2025

Esporte

Começam nesta quarta-feira (16), em Reno-Ruhr, na Alemanha, os Jogos Universitários Mundiais de Verão 2025, considerados um dos maiores eventos multiesportivos do mundo. Por meio de uma parceria entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), foram investidos cerca de R$ 4 milhões para o custeio das despesas da delegação brasileira.

Promovido pela Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), o mundial vai reunir mais de 8.500 atletas de mais de 100 países, que disputarão 18 modalidades esportivas. Este ano, o Brasil estará representado por uma delegação formada por 121 estudantes-atletas de alto rendimento, além de profissionais técnicos que atuam em diferentes regiões do país. Do total, 26 atletas são contemplados pelo programa Bolsa Atleta.

“A parceria entre o Ministério do Esporte e a CBDU é estratégica para fortalecer o esporte universitário brasileiro. Os recursos investidos nos Jogos Universitários de Verão representam não apenas um apoio direto aos nossos atletas, mas também um compromisso com a formação esportiva e educacional da juventude. Estamos promovendo oportunidades e projetando talentos do Brasil no cenário internacional”, afirmou o secretário nacional de Esporte Amador, Educacional, Lazer e Inclusão Social, Paulo Henrique Cordeiro, que acompanha a competição.

O presidente da CBDU, Alim Maluf Neto, ressaltou o significado desse momento para os atletas brasileiros. “A chegada do Time UBrasil à Alemanha marca o início de mais um capítulo importante na história do esporte universitário brasileiro. Estamos aqui para competir em alto nível, representar com orgulho nosso país e, acima de tudo, mostrar a força da educação aliada ao esporte.”

Modalidades

O programa obrigatório da competição abrange 15 modalidades: arco e flecha, ginástica artística, atletismo, badminton, basquete, saltos ornamentais, esgrima, judô, ginástica rítmica, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei e polo aquático. O programa é complementado pelas modalidades opcionais de basquete 3×3, vôlei de praia e remo. E, pela primeira vez nos Jogos de Verão da FISU, o basquete 3×3 em cadeira de rodas fará parte do programa.

As cidades alemãs de Bochum, Duisburg, Essen, Mülheim an der Ruhr, Hagen e Berlim também vão receber os jogos. O evento irá movimentar 23 arenas de competição, com a colaboração de 12 mil voluntários. Além da competição de alto nível, os Jogos prometem ser uma grande celebração da cultura, inclusão e juventude, com uma programação paralela de artes e entretenimento em toda a região do Vale do Ruhr.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte