A partir desta sexta-feira (16), os principais nomes da escalada esportiva mundial estarão reunidos pela primeira vez na América do Sul, para a etapa brasileira da Copa do Mundo de Escalada. O Parque Olímpico de Cajuru, em Curitiba, será palco da competição até domingo (18), na modalidade Boulder.
Na tarde de hoje, a secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, fez a entrega oficial da nova parede de escalada, do Centro de Treinamento Olímpico, construída em parceria entre o Ministério do Esporte, a Prefeitura de Curitiba e a Confederação Brasileira de Escalada Esportiva (CBEE). A estrutura é considerada uma das melhores do mundo e foi erguida conforme os padrões internacionais das modalidades Speed, Lead e Boulder.
Além do principal equipamento para as provas, que teve o aporte de R$680 mil, o Ministério do Esporte destinou R$ 486 mil para a realização da etapa, promovida pela Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC)
A entrega da Parede de Escalada Esportiva, no Parque Olímpico do Cajuru, representa não apenas um avanço para a infraestrutura esportiva do país, mas um verdadeiro compromisso com o futuro dos nossos jovens atletas. Simboliza o quanto o Brasil está preparado para sediar grandes eventos, como a histórica primeira etapa da Copa do Mundo de Escalada Esportiva na América Latina”, disse Iziane Marques.
Paralelamente, a secretária enfatizou que o espaço será utilizado também, para a implantação de um núcleo do Programa Revelar Talentos. “É uma ação estruturante que atende hoje 23 jovens atletas, e após a copa terá uma seletiva para mais 20 vagas, para promoção da formação técnica, participação em competições e o fortalecimento da escalada como modalidade olímpica”, completou.
- Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM
Participação dos atletas
Mais de 120 atletas de 23 países participam do Mundial. Como país-sede, o Brasil conta com 12 representantes, sendo seis homens e seis mulheres. Entre eles, estão esportistas beneficiados pelo Bolsa Atleta, programa do Governo Federal gerido pelo Ministério do Esporte.
No masculino, Rodrigo Hanada lidera a equipe com seus títulos nacionais recentes e a medalha sul-americana conquistada neste ano. Ao seu lado, estão Felipe Ho, Samuel Silva, Davi Peres, Pedro Avelar e Pedro Namba, todos com trajetórias consolidadas no circuito nacional e participações internacionais na modalidade.
No feminino, o principal destaque é Anja Köhler, atual campeã brasileira nas modalidades Boulder e Guiada, além de ter conquistado o sétimo lugar no último Campeonato Pan-Americano, realizado em Santiago, no Chile. Completam a equipe Mariana Hangai, Laura Timo, Camila Flores, Ana Gumurski e Deborah Albuquerque.
“Estamos muito empolgados com a competição. É a primeira vez que a Copa do Mundo de Boulder acontece na América Latina, e um evento desse porte só é possível com apoio institucional. O Ministério do Esporte, o Comitê Olímpico do Brasil e a Prefeitura de Curitiba foram fundamentais para que o evento saísse com excelência. Já temos retorno positivo do órgão internacional, que demonstrou interesse em realizar uma nova edição. O evento já é um sucesso, e nada disso seria possível sem esse apoio”, afirmou Thiago Campacci, presidente da CBEE.
Serviço
Copa do Mundo de Escalada – Etapa Boulder
Data: 16 a 18 de maio
Local: Parque Olímpico de Cajuru
Endereço: Rua Rivadávia da Fonseca de Macedo, 560 – Curitiba (PR)
Entrada gratuita
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte